Os casos confirmados de varíola dos macacos em Santa Catarina subiram para 61 e estão distribuídos em 16 cidades catarinenses, conforme atualização dos dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) nesta terça-feira (23). Dois pacientes foram diagnosticados com a doença nas últimas 24 horas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
De acordo com a Dive/SC, outras 224 pessoas estão sob análise das equipes de saúde e são consideradas como casos suspeitos. Três são avaliados como casos prováveis, com investigação laboratorial não realizada ou inconclusiva. Das 416 notificações de Monkeypox, 128 foram descartados.
O órgão informou que não possui dados relativos ao número de pessoas consideradas curadas da varíola e quantas ainda estão em período de transmissão da doença.
Segundo a nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) sobre a vigilância de casos de Monkeypox, publicada no começo de agosto, o período de transmissão do vírus se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, Florianópolis concentra um terço dos casos de todo Estado e soma 21 pessoas positivadas para a varíola dos macacos. Joinville é a segunda cidade com mais registros e possui 10 pacientes confirmados. Balneário Camboriú e Blumenau possuem seis casos cada.
Veja o número de casos de varíola dos macacos por cidade de SC:
- Florianópolis: 21
- Joinville: 10
- Balneário Camboriú: 6
- Blumenau: 6
- Brusque: 4
- Camboriú: 3
- São José: 2
- Abelardo Luz: 1
- Balneário Piçarras: 1
- Chapecó: 1
- Itajaí: 1
- Jaraguá do Sul: 1
- Leoberto Leal: 1
- Palhoça: 1
- Paulo Lopes: 1
- São João Batista: 1
- Total: 61
Saiba mais sobre a varíola dos macacos
Leia também
Brasil confirma primeiros casos de varíola dos macacos em bebês
Jaraguá do Sul confirma primeiro caso de varíola dos macacos
Pesquisa mostra eficácia da vitamina B12 para atenuar Covid-19