As inscrições para o processo seletivo de professores admitidos em caráter temporário (ACTs) em Santa Catarina iniciam no próximo domingo (12), através do site instituto Selecon. É possível se cadastrar na seleção até 30 de setembro e a prova ocorre no dia 7 de novembro. O contrato será válido durante os anos letivos de 2022 e 2023.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Segundo a Secretaria de Estado da Educação (SED), a seleção é dividida em quatro editais: professores de Ensino Regular, professores de Educação Profissionalizante, professores de Educação Escolar Indígena e professores para atuação em projetos especiais no Instituto Estadual de Educação (IEE).
Os candidatos deverão optar por apenas um edital, já que todas as provas serão realizadas no dia 7 de novembro, no mesmo horário.
– Os docentes com curso superior e habilitados para as disciplinas, que forem selecionados a partir do processo seletivo, terão a remuneração mínima de R$ 5 mil para 40 horas semanais, ou proporcional a esse valor, em uma medida do governador Carlos Moisés. Além disso, encontrarão escolas que estão sendo equipadas e reformadas para qualificarmos o ensino público de Santa Catarina – destacou o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro.
Continua depois da publicidade
A inscrição tem custo de R$ 50,00. Os candidatos que quiserem solicitar isenção da taxa devem inscrever-se neste sábado (11). Podem solicitar a isenção doadores de sangue ou medula óssea, hipossuficientes ou pessoas com deficiência e hipossuficientes, de acordo com as regras estabelecidas no edital.
Procurando emprego? Confira vagas disponíveis no site Eu Quero SC
Como será o processo seletivo?
A seleção conta com provas objetivas e redação, além de análise de títulos – a menos que a escolha seja a disciplina de Libras. Nesse caso, uma terceira prova será aplicada, conforme edital.
As provas terão duração de 3h30min e o horário de início será informado no momento da convocação dos candidatos.
A seleção vai ocorrer em Florianópolis e mais 19 cidades: Araranguá, Blumenau, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Maravilha, Rio do Sul, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão e Videira.
Continua depois da publicidade
Guia definitivo para preparação de concursos públicos
Prova objetiva
Há uma prova objetiva, composta de 20 questões, 10 deleas de conhecimentos gerais e 10 de conhecimentos específicos, sendo eliminatória para os que não alcançarem 50% de acertos.
Redação
Uma novidade deste processo seletivo é a aplicação de uma prova de redação, que tem caráter classificatório, e eliminatório apenas para os candidatos que zerarem a redação.
Análise de títulos
Além das duas provas, o edital contempla a análise classificatória de títulos. Já os candidatos, cujas disciplinas escolhidas exijam habilitação específica em LIBRAS, serão submetidos a uma prova prática, de acordo com o que está definido no edital.
Leia também
Ministro Edson Fachin nega habeas corpus a Zé Trovão
Conta de luz aumentou? Veja como economizar energia elétrica
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac