Santa Catarina abriu 12.302 empresas turísticas entre janeiro e junho de 2023, segundo dados do Almanach, sistema de inteligência turística da Secretaria do Turismo de Santa Catarina (Setur). Em 2019, no período pré-pandemia, foram 10.598 — um crescimento de 16%.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

As categorias de alimentação e de atividades culturais, desportivas e recreativas foram as líderes de aberturas no segmento e no período. Os dados levam em conta as atividades características do turismo (ACTs), conjunto de atividades que contemplam a maior parte dos gastos dos turistas.

Florianópolis (1.738), Joinville (813), São José (665), Itajaí (589) e Palhoça (523) foram as cidades que mais criaram empresas turísticas no período de 2023.

Já em relação ao perfil dos novos negócios, os Microempreendedores individuais (MEI) foram os que mais registraram aberturas, com 9.442, seguido das microempresas, com 2.354.

Continua depois da publicidade

Para o governador Jorginho Mello, os investimentos para o turismo, além de ajudar os empresários a desenvolver seus negócios, têm importância social por manter e ajudar a gerar mais empregos.

— A abertura de empresas desse segmento mostra a confiança do empreendedor nas ações de Estado, principalmente em relação ao turismo. Lançamos a Estação Inverno para também dar a importância que a temporada de frio merece e estamos focados em atrair investimentos no setor turístico e contribuir com os que já existem — afirma o governador.

Vídeo: o que fazer e como chegar na Praia do Campeche

Leia também

Setor de turismo em Santa Catarina cresceu 17% no último ano e está acima dos níveis pré-pandemia

Startups de SC usam Inteligência Artificial para detectar câncer e impulsionar turismo

Torre de Pisa e Domo Geodésico são apostas inusitadas de cidade de SC para alavancar o turismo