O projeto de restauração da SC-418, conhecida como Serra Dona Francisca, foi apresentado para autoridades e lideranças da região Norte de SC nesta terça-feira (22), em Joinville. A previsão é duplicar um dos trechos, construir áreas de escape na área de serra e implantar terceira faixa em outras áreas da rodovia, da BR-101 até Campo Alegre.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Os detalhes da restauração foram apresentados, em reunião realizada em Joinville, pelo secretário de Infraestrutura, Thiago Vieira, e pela empresa Prosul, responsável pelo projeto. Desde o ano passado, foram feitos estudos para avaliar o volume de tráfego, a segurança e os aspectos ambientais, definindo as obras viáveis para melhorar as condições da rodovia.
Segundo o secretário, a empresa tem prazo contratual para concluir o projeto até maio, quando o edital de licitação poderá ser lançado pelo Estado. A estimativa é de início das obras ainda em 2022, com prazo de conclusão em dois anos e investimento total de R$ 200 milhões.
– A restauração é tão importante para a região que se hoje nós pudéssemos já estaríamos fazendo a obra, mas infelizmente essa importância não foi percebida tempos atrás. A gente recebeu essa importante demanda, então tivemos que erguer as mangas e trabalhar no projeto, que agora está na reta final – comentou o secretário.
Continua depois da publicidade
A obra compreende 44 quilômetros de rodovia. O trecho inicial, com 12 quilômetros entre a BR-101 e o início da serra, será totalmente duplicado, com duas faixas de cada lado, separadas por uma barreira central.
Também haverá passeios compartilhados para pedestres e ciclistas em ambos os lados, além de passagens elevadas para que as pessoas possam atravessar a via com segurança. Serão construídos ainda cinco pontos de retorno e haverá recuos para uso dos pontos de ônibus na área urbana.
A Prosul justificou que os resultados dos estudos de volume de tráfego mostraram trânsito impraticável na região urbana da SC-418, próxima da BR-101. São cerca de 13 mil veículos por dia que passam pelo trecho, da rodovia federal até a Estrada Mildau – o maior fluxo de toda a extensão até Campo Alegre. Isso fez com que a empresa avaliasse a duplicação como melhor solução do que apenas a implantação de uma terceira faixa.
Construção de áreas de escape na serra
O trecho seguinte da rodovia estadual, que vai do início da serra até a ligação com a SC-110, na região de Bateias de Baixo, em Campo Alegre, terá cerca de 80% do trajeto com terceira faixa. A pista simples será mantida apenas em alguns pontos da serra, onde não há como implantar uma adicional, de acordo com o Estado.
Continua depois da publicidade
O trajeto que percorre a área de serra continuará sendo totalmente de concreto e ainda receberá três áreas de escape, com rampas de inclinação e preenchidas com pedras de seixo para reduzir a velocidade dos veículos que tenham perdido os freios, por exemplo.
O estudo de segurança realizado durante a construção do projeto mostrou que a maior parte dos acidentes registrados na SC-418 acontecem na região da serra. Entre os principais, estão as saídas de pista por perda de freio ou controle do veículo.
As três áreas mapeadas no projeto são, no sentido Planalto Norte/Joinville: logo após a última curva da serra; na penúltima curva do trecho; e na curva do mirante.
Durante a reunião em Joinville, lideranças apresentaram a demanda para construção de uma quarta área de escape na primeira curva da serra, onde hoje já existe uma barreira de terra para conter acidentes. O Estado afirmou que avaliará a possibilidade de incorporar a sugestão ao projeto.
Continua depois da publicidade
Novos traçados de curvas no rio do Júlio
Outro ponto destacado pelo estudo de segurança com índice grande de acidentes é a região do rio do Júlio, entre os quilômetros 24 e 26. Também é onde há o maior número de mortes em toda a rodovia, de acordo com os dados levantados pela empresa Prosul.
Com isso, o projeto de restauração da SC-418 prevê a definição de novos traçados para quase todas as curvas do local, reduzindo a chance de acidentes e permitindo que o trecho seja compatível com a velocidade máxima de 80 km/h.

Duplicação da rua Dona Francisca, em Joinville
Durante a reunião, o secretário de infraestrutura também apresentou o projeto da duplicação de um trecho da rua Dona Francisca, na zona Norte de Joinville. Será a ligação do elevado, localizado na rótula da Schulz, com as ruas Edmundo Doubrawa e dos Franceses, que se conectam ainda a BR-101.
O projeto executivo da obra está em execução pela prefeitura. A obra prevê duplicação, com três faixas de cada lado e passeio público, do trecho que vai do elevado até a entrada do Perini Business Park. Deste ponto até a esquina com as ruas Edmundo Doubrawa e dos Franceses serão duas pistas de cada lado, mais o passeio.
Continua depois da publicidade
A obra ainda se estende pelas duas ruas, com início de pista simples. Mais próximo da ligação com a BR-101, o trecho volta a ser duplicado. O valor da obra e o prazo para início das intervenções não foram divulgados pelo Estado.
Leia também:
Quando o novo elevado de Joinville vai ficar pronto
Joinville quer incluir mais duas obras em plano estadual
Obras “maiores” são desafio para Joinville acessar repasse; o que pode sair do papel
Rua do Centro de Joinville entra em lista de pedidos da prefeitura ao Estado