Nesta segunda-feira, serão liberadas as ordens de serviço de nove, dos 17 pontos do pacote de melhorias SOS Rodovias. O maior investimento do primeiro lote serão as obras da SC-401, na Capital, onde será liberado R$ 1,1 milhão para a recuperação da curva da morte.
Continua depois da publicidade
Leia mais: obras serão feitas em 17 pontos mais perigosos do Estado
O investimento é de R$1,1 milhão para o Km 19, no trecho conhecido como a curva da morte. Só no ano passado, 196 veículos se envolveram em acidentes, resultando em 37 feridos e duas mortes.
A expectativa é de que, com a obra, os acidentes diminuam, mas os motoristas ainda deverão tomar cuidado ao passar pelo trecho sempre com velocidade abaixo de 60km/h.
Continua depois da publicidade
Na readequação, a curva da morte será suavizada com uma elevação de seis centímetros na parte direita da via (direção bairro/Centro) para evitar que os carros se percam como acontece com frequência.
Curva suavizada
Com a abertura da curva da SC-401, o motorista, que hoje precisa virar o volante duas vezes para passar pelo local, deve conseguir manter o carro no centro da pista com mais facilidade.
Também está prevista a troca dos guardrails de metal, que separam as pistas, por defensas de concreto, consideradas mais seguras.
Continua depois da publicidade
A previsão é de que as obras iniciam este mês e estejam prontas antes da próxima temporada de verão.
– Vai diminuir o risco do motorista perder o controle do veículo, mas ele tem que dirigir na velocidade permitida – avalia Paulo Meller, presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra).
Veja mapa com mais detalhes