O trecho Norte da SC-401, em Florianópolis, é um dos mais movimentados do Estado e já registra 184 acidentes até junho deste ano. Desde janeiro de 2022, duas mortes também ocorreram na Rodovia José Carlos Daux, que tem extensão de 19,67 quilômetros entre o trevo de Canasvieiras e o entroncamento com o Itacorubi.
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Segundo uma reportagem exibida no Jornal do Almoço, na NSC TV, nos últimos anos o número de acidentes também chamou a atenção nos trechos. Em 2019, 475 acidentes e duas mortes foram registradas; no ano seguinte foram 328 acidentes e quatro mortes e em 2020, houve 362 acidente e duas mortes.
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), a maioria das colisões é leve, quase sempre acidentes causados por falta de atenção. Um fator agravante é que muitos motoristas não respeitam os limites de velocidade, que em alguns trechos é de 60km/h, segundo a PMRv. Por esse motivo, muitos acabam por fazer a curva acima desse limite, perdem o controle da direção e se chocam contra a mureta. Outro comportamento que acaba causando acidentes é o uso do celular ao volante.
— O telefone celular se tornou um problema seríssimo em matéria de trânsito, porque as pessoas, ansiosas para responderem uma mensagem, muitas vezes esquecem que estão dirigindo. E não raras vezes, estamos verificando e flagrando motociclistas conduzindo e manuseando o telefone celular — afirma o capitão Maurício Abílio dos Santos, da PMRv.
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Na alta temporada, mais de 50 mil carros em média trafegam pelo trecho todos os dias. Para os moradores da região, passar pela área não é tarefa das mais fáceis.
— Tu vê na SC vários empreendimentos grandes, mas tu não vê passarelas. Tem duas passarelas durante todo esse trajeto e as pessoas se arriscam muitas vezes para atravessar. Tu tem que sair às 6 da manhã para poder chegar no seu trabalho às 8h. Ela [a rodovia] é mal sinalizada, não tem calçada, a gente tem dificuldade de atravessar. Então para nós é bem complicado do jeito que ela está hoje — afirma Rosângela Amorim dos Anjos, presidente do conselho de moradores do Saco Grande.
Para Bernardo Meyer, coordenador do Observatório de Mobilidade da Universidade Federal de Santa Catarina, o ideal seria diminuir o uso de veículos individuais na cidade.
— O que nós precisamos na cidade de Florianopolis é reduzir a necessidade do uso do veículo individual no transporte diário das pessoas e para que a gente consiga fazer isso, é necessário criar uma malha, uma rede de transporte público eficiente que consiga levar as pessoas com rapidez aos seus destinos — explica.
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As soluções de mobilidade no trecho não devem ser adotadas a curto-prazo. Mas, a ideia do governo do Estado, responsável pela rodovia, é investir em pequenas obras para tentar melhorar o fluxo e a segurança do trecho Norte da SC-401, com alargamento de faixa, abertura de ruas e implantação de novas passarelas.
— Nós estamos finalizando o orçamento e preparando o material para a licitação e acredito que a licitação deverá sair dentro de 15 a 20 dias e o início dos trabalhos, mais 30 dias. Ou seja, daqui 50 dias, devemos estar começando o serviço — diz Luiz Ernesto Pantoja, engenheiro fiscal da Secretaria de Infraestrutura de SC.
* Com informações de Juan Todescatt, da NSC TV
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