Quem trafega pela SC-110, que liga Jaraguá do Sul a Pomerode, precisa ter olhos atentos e rapidez para realizar desviar dos buracos. No trecho conhecido como Pé da Serra, há 31 deles numa distância de cerca de 200 metros, sem contar as partes onde o asfalto está irregular.

Continua depois da publicidade

Morador da rodovia há 51 anos, o aposentado Rolf Borchardt, 58 anos, convive diariamente com a falta de infraestrutura na rodovia. Ele lembra que uma operação tapa-buraco foi realizada no trecho há cerca de um ano, mas os problemas continuaram.

– Aqui é um trecho muito movimentado e não sei se usaram o asfalto adequado. Quando os caminhões passam por cima desses buracos, as janelas da casa tremem – afirma.

Em maio, a revitalização de um trecho de 12,157 quilômetros no Pé da Serra foi incluído no Programa Pacto Por Santa Catarina, com investimento previsto de R$ 13.937.209,36. Inicialmente, a licitação seria aberta em agosto, mas o Departamento de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra) adiou para setembro porque algumas empresas participantes do processo entraram com pedido de impugnação contra as concorrentes.

Continua depois da publicidade

Após a escolha da vencedora, há um prazo de 30 dias para que as empresas possam questionar o resultado. Após o período de recurso, a empresa responsável tem mais 30 dias para assinar a ordem de serviço. Por isso, a previsão do Deinfra é que a recuperação comece entre novembro e dezembro.

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) informou que durante a recuperação serão realizadas melhorias na pista para deixar o trecho em condições de trafegabilidade.