Acidentes com morte – como os ocorridos nesta quarta-feira à tarde, que envolveu uma caminhonete e um carro, e à noite, entre uma carreta e um ônibus não são novidades na SC-108. Em março de 2013 o Santa noticiou que o trecho blumenauense que vai até a BR-101 ocupava a segunda colocação no ranking das rodovias estaduais mais perigosas. Apenas ontem foram quatro vítimas em dois acidentes.

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Acidente com caminhão e ônibus na SC-108 envolveu 25 pessoas

Feridos do acidente na SC-108 estão sendo encaminhados para hospitais de Blumenau

“Não vejo a hora de me aposentar”, diz motorista que viu acidente entre carreta e ônibus

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O relatório das rodovias mais perigosas é feito pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e usa um cálculo que leva em conta os tipos de acidentes, com ou sem mortes, feridos e danos materiais e dá origem à Unidade de Padrão de Severidade (UPS). Além das imprudências e do fluxo diário de quase 38 mil veículos, as lombadas eletrônicas estão desativadas. São oito nos quase 58 quilômetros de extensão da estrada. Todas estão desativadas, parte delas por determinação judicial.

Às margens da rodovia estão instaladas casas, comércios, indústrias e três escolas. Muita gente usa bicicleta como meio de locomoção e a circulação de pessoas é intensa no trecho que corta a Itoupava Central, bairro mais populoso de Blumenau, com 28 mil pessoas. À época da reportagem especialistas apontaram que a melhor solução para diminuir os problemas era a construção do prolongamento da Via Expressa, que desviaria o tráfego da área populosa que a Itoupava Central se transformou.