A saúde íntima feminina é um tema fundamental para o bem-estar e a saúde geral das mulheres, mas ainda é cercado por muitas dúvidas e desinformação. 

Continua depois da publicidade

Para esclarecer as questões mais frequentes sobre o assunto, entrevistamos a Dra. Ana Carolina Gabas, gerente do departamento médico da EMS, que abordou o tema, de forma clara, direta e sem tabus.

Nesta entrevista, a médica aborda práticas diárias de higiene, como o uso de produtos específicos, e fala como diferentes fatores influenciam na saúde vaginal. Ela também trata da importância de uma alimentação equilibrada e de outros cuidados que podem fazer uma diferença significativa na qualidade de vida das mulheres.

Como deve ser feita a limpeza diária da região íntima? 

Ana Gabas: A limpeza deve ser feita diariamente com água em abundância e sabonete, de preferência os específicos para a região íntima, com pH mais próximo da vulva (que é levemente ácido), para evitar alterarmos a flora local. 

Deve-se evitar o uso de sabonetes em barra — até mesmo os de glicerina —, que não são indicados para uso íntimo, pois eles podem causar irritação da pele local, além de alterar o pH, e, consequentemente, a flora natural da região íntima.

Continua depois da publicidade

A lavagem da área interna da vagina (as chamadas duchas vaginais) deve ser realizada somente com recomendação médica.

E o uso de água muito quente não é indicado. 

Qual a frequência ideal de uso de sabonete líquido íntimo?

A.G.: Pode-se usar os sabonetes íntimos diariamente ao tomar banho, respeitando o uso na parte externa da vulva. 

Nos períodos mais quentes ou após a prática de exercícios físicos ou atividades que causem muita transpiração, a higienização e o uso de sabonete íntimo e água em abundância pode ser feita até três vezes ao dia. 

Os sabonetes líquidos íntimos possuem fórmulas que regulam o pH, mantendo as bactérias boas para a flora vaginal, por isso seu uso diário é seguro.

Continua depois da publicidade

O uso diário de lenços umedecidos está liberado? Quando ele é recomendado?

A.G.: Pode-se utilizar lenços umedecidos de uma a duas vezes ao dia, e sempre na área externa da vulva.

Os lenços umedecidos também podem ser usados quando houver aumento de suor na região íntima, como nos dias de menstruação, quando se utiliza absorventes externos, que acabam deixando a região íntima mais abafada.

É necessário lavar a vulva todas as vezes após as relações sexuais?

Sim. A limpeza da área íntima antes e após a relação também é benéfica para a manutenção da flora local, contribuindo para a menor incidência de infecções e de corrimentos.

Também é recomendável urinar antes e após a relação, esse hábito ajuda a combater o surgimento de  infecção urinária nas mulheres.

Continua depois da publicidade

Fica o lembrete de que é necessário lavar bem as mãos antes e após a higienização íntima 

Durante o inverno, existe algum cuidado especial para que a pele da região íntima não resseque? 

Há algumas dicas para o cuidado da pele da região íntima durante o inverno, para manter uma boa saúde local.

Banhos com água muito quente devem ser evitados, e o uso de sabonetes próprios para a limpeza íntima é fundamental! Se puder, deve-se escolher os sabonetes líquidos íntimos que possuem ação hidratante, pois auxiliam na manutenção da hidratação da pele, evitando ressecamentos na região. E de preferência que mantenham o pH levemente ácido da vulva. Por isso, sabonetes em barra comuns e glicerinados não são recomendados.

Deve-se evitar o uso de roupas apertadas durante o dia para deixar a pele da região íntima respirar e transpirar. Recomenda-se que, ao menos durante a noite, evite-se o uso de roupa íntima, para manter a correta transpiração local.

A hidratação também é muito importante. Mesmo que se sinta menos sede durante o inverno, é recomendada a ingestão de dois litros de água para manter a saúde do corpo e da região íntima.

Continua depois da publicidade

O uso de roupas íntimas de material sintético e/ou muito apertadas pode prejudicar a  saúde íntima? 

Sim. A roupa íntima mais indicada é a confeccionada com 100% algodão. As de tecidos sintéticos, assim como calças de lycra ou jeans apertados, impedem a transpiração e criam condições para proliferação de fungos e bactérias com maior facilidade.

Em casa, o ideal é usar roupas mais confortáveis e amplas, como saias ou calças de algodão e que não apertam. É recomendável e importante passar algum tempo sem roupa íntima, como na hora de dormir, por exemplo, para que a pele respire.

A alimentação influencia na saúde íntima? Há alimentos que ajudam na manutenção da flora vaginal?

Sim, assim como a manutenção da saúde do corpo de maneira geral, os alimentos têm o potencial de auxiliar a manter a saúde íntima.

Devemos aumentar o consumo de fibras naturais (em alimentos integrais, como arroz integral em substituição ao arroz branco, por exemplo), de verduras e frutas (ao menos três porções por dia) e manter uma boa hidratação ingerindo ao menos 2lt por dia. Ingerir água de coco natural quando disponível também é recomendado.

Continua depois da publicidade

O uso de pró e prebióticos tem se mostrado bastante eficaz na manutenção da saúde íntima, podemos deixar de exemplo os iogurtes naturais, além das fibras que auxiliam como probióticos na saúde intestinal, o que contribui para a manutenção da saúde da região íntima.

Dentre outros alimentos que auxiliam na saúde íntima, estão as nozes e castanhas, cranberry, maçã (estudos indicam que essa fruta desempenha importante função na saúde sexual feminina). 

Quais outros hábitos importantes para se ter no dia a dia que contribuem com a saúde da região íntima?

Temos alguns lembretes adicionais sobre cuidados da região íntima feminina:

— Evitar passar muito tempo com roupas íntimas ou de banho molhadas ou até mesmo úmidas, 

— Na menstruação, deve-se trocar o absorvente externo no máximo a cada oito horas, e o absorvente interno deve ser trocado a cada quatro horas. A cada troca, recomenda-se higienizar a vulva com sabonete líquido apropriado ou lenço umedecido quando estiver fora de casa.

Continua depois da publicidade

— O excesso de limpeza da região íntima também não é indicado, pode retirar toda a proteção natural da vagina, causando ressecamento e irritação local. Ao lavar a região íntima, opte por sabonetes líquidos que são mais gentis do que os sabonetes em barra.

Quer saber como manter sua saúde íntima em dia? Acesse https://www.dermacyd.com.br/