Moradores de Blumenau e da região do Vale do Itajaí contam com um serviço diferenciado no polo hospitalar catarinense. Após uma reforma de infraestrutura, além de uma mudança no modelo de gestão, o novo Centro de Oncologia do Hospital Santa Catarina, o ONCO HSC, passa a ser referência no setor como o único desse tipo em todo o Estado a abrigar uma sala de emergência, integrando suas ações e unindo esforços da equipe a toda unidade hospitalar.

Continua depois da publicidade

Renovado sob o investimento de R$ 5 milhões, o novo ONCO HSC foi entregue à população desde o último dia 18 de abril e vem transformando o tratamento a pacientes com câncer. Um dos primeiros resultados é o aumento da capacidade de atendimentos, que saltou de 250 para 500 pacientes/mês. A outra perspectiva positiva trazida pelo novo espaço é a abordagem mais humanizada na área da saúde.

A coordenadora do centro oncológico do Hospital Santa Catarina de Blumenau, Juliana Stupp, diz que a integração do ONCO HSC ao complexo hospitalar contribui para a agilidade dos procedimentos, incluindo agendamentos de exames de imagem, de consultas médicas e também de internações, nos casos necessários:

Continua depois da publicidade

– Tivemos um incremento de 12 salas de tratamento individual, que prezam pelo conforto, privacidade, além de um ambiente humanizado. Contamos com uma sala de emergência e um ambiente com tecnologia pronta para atender a necessidade do nosso paciente, bem como uma sala de estudos que propicia momentos de discussão de casos entre a equipe – detalha Stupp.

O ONCO HSC foi implantado, sob este nome, nos primeiros meses de 2011, a partir do antigo centro oncológico que, paulatinamente, foi ampliado após uma sequência de reformas. A primeira versão do espaço remete a um ambulatório de quimioterapia, criado em 1998.

Com 800 metros quadrados de área instalada, o novo centro oncológico coincide com a proximidade do centenário do Hospital Santa Catarina de Blumenau. Fundado há 96 anos, em 27 de junho de 1920, o HSC se destaca na região pela qualidade e variedade de serviços. São, em média, 3,5 mil atendimentos no Pronto-Atendimento e 850 internações, sem contar mais de 600 cirurgias por mês.

Terapia assistida

Um dos diferenciais do setor de emergência do novo ONCO HSC é sua infraestrutura instalada, que possui uma sala para atendimento pediátrico e também outra para terapia assistida, onde são feitas as sessões de infusão. Não apenas crianças, como adultos e pacientes com qualquer tipo de câncer poderão ser atendidos na unidade. O local é equipado ainda com aparelhos de desfibrilação, foco cirúrgico móvel e monitor cardíaco.

Continua depois da publicidade

O aprimoramento tecnológico e a otimização dos processos são pensados também do ponto de vista da atuação médica, que se moderniza e ganha reforço em novas especialidades.

Com foco em oferecer saúde com excelência em qualidade e integrada, o espectro de profissionais que atuam no novo centro é bastante diverso. Há desde hematologistas, hemato-oncologistas pediátricos e médicos oncologistas clínicos até nutricionista, psicólogo, farmacêutico e assistente espiritual. A equipe se junta aos cerca de 950 funcionários e 473 médicos atuantes no corpo clínico.

– O novo centro de oncologia conta com uma equipe interdisciplinar que tem por objetivo orientar e acompanhar o paciente em todas as fases de seu tratamento – explica a coordenadora do ONCO HSC.

Considerado um dos centros de oncologia mais sofisticados do país, a obra faz parte do plano-diretor do hospital. Segundo a direção hospitalar, a unidade segue todas as tendências de humanização e determinações da Vigilância Sanitária no sentido de oferecer mais privacidade e bem-estar aos pacientes.

Continua depois da publicidade

Unidade hospitalar geral, com especialização em atividade cirúrgica, o HSC Blumenau atua também nas áreas de cardiologia, ortopedia, neurologia, cirurgia geral e vascular. Há, inclusive, outros setores integrados ao hospital, entre eles uma unidade de dor torácica de emergência 24h, outra de internação especializada em pacientes cirúrgicos e uma clínica de ortopedia.

– Esses serviços reforçam nossa vocação para as especialidades médicas que aqui são tratadas – acrescenta o diretor de operações do HSC Blumenau, Genemir Raduenz.

Conteúdo patrocinado pelo HSC e produzido pelo Estúdio de Projetos Especiais & Brands