Que planeta deixaremos às nossas próximas gerações? A questão vem preocupando governos e empresas e pautando estudos por todo o mundo. Incertezas à parte, em 2050 chegaremos a 9 bilhões de pessoas, o que cria um desafio demográfico ao desenvolvimento sustentável.
Continua depois da publicidade
Já não restam dúvidas sobre a necessidade desta mudança. A questão é de visão de futuro, de compreensão das transformações impostas ao meio ambiente enquanto produzimos, investimos e consumimos. O desenvolvimento sustentável é o caminho, mas o principal ponto é como trilhá-lo.
O uso consciente da água, a reciclagem do lixo, o cuidado com o solo e a redução das emissões de gases de efeito estufa são algumas das respostas que nos levam a esta jornada. Cabe às empresas, à sociedade e ao poder público a indução da mudança.
Está claro que ninguém vai mudar o mundo trocando lâmpadas convencionais pelas fluorescentes, mas a pequena atitude já é um primeiro passo para algo fundamental para despertar a consciência. É esta mesma consciência que ajuda o homem na busca de soluções aos desafios do desenvolvimento sustentável. Aliás, as lentes ambientais têm revelado governos e empresas que transformam os problemas em alavancas para a sustentabilidade.
O setor industrial em particular vem sendo mobilizado à transparência por um consumidor que já não quer mais saber somente “quanto”, mas também “como”. Cresce o fenômeno da rastreabilidade de produtos, que identifica sua origem e o caminho percorrido de um ponto a outro da cadeia, mostrando aos consumidores questões como o consumo de água, a qualidade do solo, as emissões de CO2, as práticas agrícolas e até as condições de trabalho das pessoas.
Continua depois da publicidade
Pouco a pouco, delineia-se uma mudança de percepção. Todos os dias, surgem novas respostas às questões relativas ao planeta que deixaremos aos nossos filhos e netos, saudações a um futuro sustentável.
Andreza Araújo – mestre em diplomacia ambiental e professora de Inovações Tecnológicas em Meio Ambiente da Tear Escola de Negócios