O projeto cultural “Sarauzinho – A História do Chorinho para Crianças” será levado para escolas da rede municipal do Norte de Santa Catarina em abril. Colégios de Joinville, Garuva e Barra Velha devem receber contação de histórias, teatro de formas animadas e música instrumental.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp 

Além disso, o projeto vai realizar uma palestra musicada e pocket show para professores e alunos de 11 a 14 anos. A expectativa é atingir um público de 800 pessoas somente nas unidades de ensino.

A proposta do musical é difundir conhecimento sobre o chorinho, o gênero musical surgido no Brasil no século 19, tido como primeiro estilo musical genuinamente brasileiro e reconhecido como patrimônio cultural imaterial do país. 

Os músicos do Sarau Trio propõem um repertório com arranjo próprio para fomentar uma leitura particular de composições de “chorões” consagrados, clássicos e contemporâneos, como Joaquim Callado, Zequinha de Abreu, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Hamilton de Holanda. 

Continua depois da publicidade

Entre as apresentações musicais, ocorre contação de histórias brasileiras e intervenções de um personagem chamado Joaquim, um boneco cadeirante que interage com a plateia e, brincando, contribui para o protagonismo da pessoa com deficiência. 

A pianista Marisa Toledo destaca que as atividades convidam a plateia para interagir com os músicos e com o Joaquim.

—  Instrumentação corporal, acompanhando uma música ao vivo tocada pelo Sarau Trio. Entre uma e outra observação atrevida do boneco, a criançada se diverte e aprende sobre o choro brasileiro instrumental — conta. 

Esta edição, renovada em 2018 e sob a direção de Ângela Finardi, é mais uma etapa do trabalho realizado há 10 anos pelo Sarau Trio. A primeira apresentação ocorreu em 2014, em Joinville e, de lá pra cá, todos os anos, novas cidades são incluídas no roteiro. 

Continua depois da publicidade

O Sarauzinho – A História do Chorinho para crianças já foi apresentado em escolas de Itapoá, Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Pomerode, Massaranduba, Schroeder e Guaramirim, alcançando diretamente mais de 11 mil crianças.

Datas dos espetáculos

  • Joinville: 11/04, na escola Amador Aguiar
  • Garuva: 18/04 na escola Vicente Vieira
  • Barra Velha: 25/04,na escola Professora Antônia Gasino de Freitas

Leia também

Veja o que abre e o que fecha na Sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa em Joinville

Joinville tem feira do peixe vivo nesta quinta e sexta-feira; veja locais

Escolas municipais de Joinville poderão ter reforço em muros e cercas