A Secretaria da Saúde confirmou nesta sexta-feira quatro novos casos de sarampo em Joinville. O número total subiu para 47 pessoas que contraíram já a doença. Outros 51 casos suspeitos continuam sendo investigados.

Continua depois da publicidade

A cidade está em surto pela doença. Para evitar a propagação, a equipe da Unidade de Imunização do Centro de Vigilância em Saúde tem realizado bloqueios vacinais nas pessoas que tiveram contato com os casos confirmados e os suspeitos.

A vacina é o meio de prevenção mais seguro. Uma pessoa vacinada evita que outras 12 sejam contaminadas. A orientação para as pessoas que ainda não tomaram a vacina ou têm dúvidas sobre a sua situação vacinal é que procurem uma das 55 unidades de saúde abertas durante a semana.

Nos finais de semana, até o dia 1º de dezembro, também está disponível uma sala de vacinação no segundo piso do Shopping Cidade das Flores, das 14 às 21 horas.

A UBSF Bucarein, na rua Inácio Bastos, 555, além do atendimento diário até as 21 horas, também oferece atendimento nos sábados e domingos, das 9 às 18 horas.

Continua depois da publicidade

Público-alvo

A prioridade na vacinação são pessoas com idade entre 6 meses até 49 anos. Acima de 49 anos, pessoas que tiverem contato com casos de sarampo ou com suspeita da doença também devem verificar a situação vacinal junto às unidades.

Evite ambientes fechados

Para quem não foi ainda até uma unidade de saúde para verificar sua situação vacinal, deve evitar ambientes fechados, com aglomero de pessoas. A transmissão acontece pelo ar, a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.