A Livraria Saraiva, que já foi a maior rede do Brasil, com cerca de 100 lojas, demitiu os funcionários das suas últimas unidades físicas nesta quarta-feira (20). A empresa anunciou que vai funcionar apenas como e-commerce.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Até esta semana a Saraiva tinha quatro lojas em São Paulo, sendo uma delas inaugurada ainda nos anos 1970, e uma em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Em Florianópolis, a última loja da rede que operava no Shopping Villa Romana foi fechada em julho deste ano.
Recuperação judicial
Em 2018, a Saraiva fez seu primeiro movimento de fechamento de lojas. Foram 20 num mesmo dia, em outubro. Naquela ocasião, a rede ficou com 84 unidades e com o site. Um mês depois, ela entrou com pedido de recuperação judicial. A dívida revelada naquele momento era de R$ 674 milhões.
Ao longo dos últimos anos, sem conseguir se reerguer, a Saraiva foi fechando mais lojas. Nesta semana, a empresa voltou a ser notícia quando alguns conselheiros renunciaram e fizeram acusações contra os controladores da empresa, em carta para Olga Maria Barbosa Saraiva, presidente do Conselho de Administração.
Continua depois da publicidade
*Com informações de Estadão Conteúdo
Leia também
Qual o tempo médio para abrir empresa em SC e quais as cidades mais rápidas
FOTOS: Apartamento ‘spot’ é aposta inovadora de aluguel temporário em Florianópolis
A pacata cidade de SC que recebeu a primeira reserva no Airbnb desde a pandemia