Campeã olímpica em Londres 2012 na categoria ligeiro (até 48kg), a judoca Sarah Menezes deu adeus ao sonho de conquistar a inédita medalha de ouro para o judô feminino brasileiro em Mundiais. Na tarde desta segunda-feira, a piauiense foi derrotada pela mongol Urantsetseg Munkhbat na semifinal do Mundial do Rio de Janeiro, no ginásio do Maracanãzinho. Agora, a brasileira disputará a medalha de bronze.

Continua depois da publicidade

Este foi o segundo revés da brasileira para a rival na temporada. Em fevereiro, Sarah foi superada pela mongol na disputa pela medalha de bronze no Grand Slam de Paris, na França.

No combate desta segunda-feira, Munkhbat recebeu uma punição com menos de um minuto. Mas, logo depois, a mongol conseguiu um yuko. Faltando 1m08s para o término da luta, a rival de Sarah obteve um segundo yuko. A brasileira ainda provocou duas punições para a adversária, mas não foi o suficiente para vencer.

Em sua primeira luta, Sarah havia derrotado Aigul Baikuleva, do Cazaquistão. O combate foi amarrado, mas a brasileira conseguiu forçar duas punições para a adversária. Faltando 49 segundos para o término do confronto, a campeã olímpica obteve um wazari, garantindo a vitória.

Nas oitavas de final, Sarah encarou a belga Amelie Rosseneu. Logo no início, forçou uma punição. Faltando 1m50s para o fim do combate, a brasileira conseguiu um wazari após ótimo golpe. Em seguida, Sarah, com mais um excelente golpe, finalizou a luta com um ippon.

Continua depois da publicidade

Nas quartas de final, a piauiense demorou, mas fez a arbitragem punir a turca Ebru Sahin. Porém, faltando 1m12s para o encerramento do duelo, Sarah obteve um novo ippon.