Na madrugada da última sexta-feira (8), uma falha no sistema do Nubank permitiu que clientes sacassem valores acima do saldo disponível em suas contas. De acordo com o banco, a “oscilação temporária” afetou o serviço de saque, permitindo retiradas sem saldo e sem cobrança de taxas em caixas do Banco24Horas. Nas redes sociais, vídeos e relatos de clientes mostravam saques de até R$ 4 mil, aproveitando a falha para realizar retiradas sucessivas.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Clientes do Nubank podem ser presos por saques indevidos?
Continua depois da publicidade
Segundo advogados, saques realizados sem saldo na conta podem ser considerados furto, conforme o artigo 155 do Código Penal, que estabelece pena de 1 a 4 anos de reclusão para essa conduta. Especialistas em direito penal e econômico explicam que as consequências criminais podem variar, e o Nubank ainda analisa medidas para recuperar os valores.
O Banco24Horas, responsável pelos caixas eletrônicos, informou que apenas facilita as transações autorizadas pelas instituições financeiras e destacou sua contribuição para esclarecer o ocorrido junto ao Nubank e outras partes envolvidas.
O Nubank declarou que já normalizou o sistema e está investigando o episódio, mas ainda não divulgou como pretende abordar o problema com os clientes que realizaram os saques. Apesar de não ser a primeira vez que o Nubank apresentou instabilidade, esta foi a única que permitiu um bug de saque indevido.
Continua depois da publicidade
Leia também
Como consultar os valores a receber no Banco Central do Brasil