A Sapecada da Serra catarinense faz parte da programação da Festa Nacional do Pinhão e acontece no primeiro domingo do evento, em 26 de maio. Junto da Sapecada da Canção Nativa, ela é um dos mais importantes festivais de música nativista do Sul do Brasil. Quando teve sua primeira edição no ano de 2001, tinha por principal objetivo valorizar e divulgar a música tradicionalista de compositores e intérpretes catarinenses.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Nestes 22 anos de realização, a Sapecada se consolidou como um importante palco para artistas nativistas do Estado, revelando talentos e promovendo a cultura sulista. As músicas apresentadas geralmente falam sobre temas ligados a vida no campo, às tradições gaúchas, a natureza e a história da região serrana.
FOTOS: Por dentro da história da Sapecada da Canção Nativa, em Lages
O evento, realizado no Parque de Exposições e que tem entrada gratuita na Festa Nacional do Pinhão, atrai um grande público e contribui significativamente para o turismo local. Além disso, a Sapecada da Serra Catarinense também é um espaço de encontro para músicos, poetas catarinenses e apreciadores da cultura nativista, fortalecendo a identidade cultural da região serrana.
Continua depois da publicidade
O festival regional nascido em Lages continua a ser uma referência na preservação e promoção da música nativista, refletindo a rica herança cultural de Lages e da Serra catarinense. Conheça algumas das músicas que mais destacaram ao longo desses 22 anos.
Veja a playlist da Sapecada da Serra Catarinense
João Inácio
A composição com letra e música de Luiz Antônio Ramos e interpretada por Cássia Abreu e Clóvis Mendes, foi a grande campeã da 1ª Sapecada da Serra Catarinense, no ano de 2001, na 13ª Festa Nacional do Pinhão.
A Ternura De Quem Vive Nos Galpões
A campeã da 2ª Sapecada da Serra Catarinense. Essa milonga tem letra de Ramiro Amorim, música de Alessandro Kramer e foi interpretada por Ricardo Porto na 14ª Festa Nacional do Pinhão, em 2002.
Quem era Aracy Paim, homem que sonhou com o sucesso da Festa Nacional do Pinhão
Cavalgar é Preciso
Este chamamé foi o vice-campeão e também recebeu o troféu de melhor letra e melhor arranjo no ano de 2002. A composição tem letra e música de Luiz Antônio Ramos. A interpretação foi de Éder Goulart.
Continua depois da publicidade
Medicina Campeira
Com letra e música de Paulo Eduardo Floriani Pereira e interpretação do Grupo Entrevero Serrano, esse animado bugio foi a música aclamada como a mais popular da 5ª Sapecada da Serra Catarinense, sendo apresentada na 17ª Festa Nacional do Pinhão, em 2005.
Eu Guitarreiro
Essa bela milonga foi a vice-campeã da 7ª Sapecada da Serra Catarinense em 2007. A composição, com letra e música de Kiko Goulart, também levou o troféu de melhor conjunto vocal na interpretação de Vitor Amorim e Edivan Luiz Ribeiro (Índio) na 19ª Festa Nacional do Pinhão.
Guiada
A grande campeã do ano de 2014 tem pai e filho como compositores. Letra de Ramiro Amorim e música de Vitor Amorim, na interpretação do Quarteto Coração de Potro, foi apresentada na 26ª Festa Nacional do Pinhão.
Festa do Pinhão: saiba tudo sobre uma das maiores festas gastronômicas do Brasil
Tropeando pela Serra
Foi a Música Mais Popular no ano de 2014. Com letra de Juliano Duarte e música de Jones Andrei Vieira, na interpretação de Juliano e Jones, e apresentada na 26ª Festa Nacional do Pinhão.
Continua depois da publicidade
Parapeito
Com letra de Adriano Alves e música de Daniel Silva e Gabriel Maculan, essa chimarrita foi a campeã da 20ª Sapecada da Serra Catarinense, na 32ª Festa Nacional do Pinhão.
Basto do Avô Tropeiro
A grande campeã da 21ª Sapecada da Serra Catarinense tem letra de Dudi Marafigo e Eduardo Schmidt com música e interpretação de Ricardo Oliveira, sendo apresentada na 33ª Festa Nacional do Pinhão.
Despercebido
Esse xote foi consagrado como a música mais popular da 22ª Sapecada da Serra Catarinense e tem letra de Dudi Marafigo, música de Ricardo Oliveira e interpretação de Ricardo Bergha, sendo apresentada na 33ª Festa Nacional do Pinhão.
Veja fotos de apresentações marcantes da Sapecada
Continua depois da publicidade