Atitudes simples no dia a dia podem melhorar a qualidade de vida se bem orientadas. A escolha do sapato é uma delas. Para quem trabalha sentado ou de pé é item fundamental para a disposição, conforto e concentração ao longo do expediente. O ortopedista André Jorge, do Centro Médico Anália Franco orienta o uso de calçados que mantenham os pés paralelos ao chão:

Continua depois da publicidade

– Uma plataforma com altura de 2 a 3 cm é o ideal para o uso diário. Este tipo de sapato é o ideal e diminui em muito os riscos de lesões e dores. Perfeito para quem precisa usar o salto diariamente. Na dúvida entre o certo e errado, pense que o pé tem que ficar o mais paralelo ao chão possível. A base alargada do solado permite maior equilíbrio e distribuição do peso do pé. Prefira sapatos macios para seu conforto e melhor adaptação ao calçado – aconselha.

Outra dica é ao sair de casa, optar por um tênis confortável para a caminhada até o local de trabalho. A orientação é válida principalmente para quem mora em zonas de terrenos irregulares, que são os maiores causadores de acidentes com salto alto, como torção, fratura e até ruptura de ligamentos.

Quando o salto alto é preferência de uso diário, o ortopedista orienta que se alterne o tipo de salto dia a dia entre os mais altos e mais baixos, principalmente se sentir dor. E nada de truques fajutos como usar sapatos maiores ou menores do que o pé.

– O sapato deve ser confortável. Com relação ao tamanho, uma sobra de 1 cm entre as pontas dos dedos e os sapatos é o ideal, principalmente para bico fino – sugere o ortopedista.

Continua depois da publicidade

Além disso, aconselha-se alongamentos para prevenir as dores.