A São Silvestre é uma corrida muito desejada pelos corredores amadores e, por isso, pode causar ansiedade. A corrida de rua com 15 km de distância, em São Paulo, é a mais conhecida do Brasil e, por isso, entra nas metas de atletas de todo o País. Para que nada dê errado durante a prova, preparamos algumas orientações para a véspera.
Continua depois da publicidade
Não é possível participar da São Silvestre 2019. As inscrições foram esgotadas ainda em novembro. Ao todo participarão 35 mil corredores, a grande maioria amadores. Se você é um deles, confira orientações para antes de encarar os 15 km pelas principais ruas de São Paulo.
Distraia-se
Para evitar ou controlar a ansiedade, aproveite o tempo para fazer algo que não envolva a prova – salvo a retirada do número de peito e kit. No entanto, procure não fazer algo que venha a causar cansaço, como praticar atividades esportivas, ainda que leves. Um passeio curto pode ser o suficiente. E não fique até tarde na rua.
Descanso
Sono: durma cedo e o máximo o possível. Pelo menos 8 horas de sono.
Organização
Antes de dormir, deixe separado tudo o que vai precisar no dia da prova. A camiseta que será usada já pode ter o número de peito afixado. Separe boné ou viseira, a bermuda (calção), as meias, o tênis que será utilizado. Se for usar relógio, confira se está carregado. Se for levar sachê de gel carboidrato ou outro suplemento, também deixe separado. Tenha tudo à mão, visível e de fácil acesso para quando acordar no outro dia.
Continua depois da publicidade
Tênis
Não use tênis novo na São Silvestre. Corra com aquele utilizado nos treinos mais longos da preparação – só verifique se não está muito gasto. A indicação é que tenha bom amortecimento, já que a prova é longa e o impacto é grande.
Roupas
Além de leves e apropriadas para a corrida, procure usar roupas claras. Geralmente a São Silvestre ocorre com sol e calor.
Se estiver de sol, não esqueça o boné ou viseira. E use protetor solar.
Alimentação
Tome café da manhã duas horas antes da largada. Dê preferência para carboidratos. Pão com geleia ou pasta de amendoim são boa fonte de energia e proteínas. Evite alimentos com fibras.
Mais notícias, orientações e dicas sobre São Silvestre no NSC Total