A São Silvestre 2019 tem 15 km de distância e será realizada no dia 31 do dezembro, em sua 95ª edição. A corrida de rua na capital de São Paulo é um sonho para os corredores amadores, grande maioria dos 35 mil que conseguiram fazer inscrição e participarão do evento esportivo no último dia do ano. Para estes, preparamos algumas dicas para antes, durante e depois de encarar o percurso que começa e termina pela Avenida Paulista.

Continua depois da publicidade

Com experiência de 10 anos em preparar corredores amadores para São Silvestre, o treinador Fabiano Braun, traz orientações para quem vai encarar a edição deste ano. 1

Antes da São Silvestre

Chegue cedo: a largada para os amadores está marcada para as 8h05min. No entanto, é aconselhável se programar para chegar ao local pelo menos uma hora mais cedo. O corredor deve procurar o local de largada em meio a 35 mil participantes. Ainda, às 7h25min começam as primeiras largadas, para cadeirantes, seguido pela elite feminina 15 minutos depois.

No local de largada: aproveite para fazer um aquecimento e alongamentos.

Alimentação: como o corredor sai cedo para o local da largada, pelo menos 30 minutos antes pode fazer a uma última ingestão de alimento. Um sachê de gel de carboidrato é bem-vinda, assim como água para não correr risco de desidratação.

Continua depois da publicidade

Durante a São Silvestre

Hidratação: procure beber água em todos os postos de hidratação ao longo do percurso. Se estiver muito quente, jogue um pouco na cabeça e nos pulsos.

Energia: é recomendado consumir um sachê de gel de gel por volta do quilômetro 8, ou quando completar a primeira hora de prova.

Após a São Silvestre

Desaquecimento: ao terminar a prova, continue caminhando por alguns minutos e depois faça um alongamento leve.

Hidratação: beba bastante líquido ao longo do dia, mesmo que não sinta sede.

Em caso de dor: faça compressa gelada ou bolsa de gelo nas regiões que apresentarem muitas dores. Lembre-se de proteger o local com uma toalha para evitar contato direto com a pele. O gelo é anti-inflamatório e auxilia na prevenção e tratamento de processos dolorosos

Continua depois da publicidade

Descanso: nos dois dias seguintes à prova, não faça grandes esforços físicos. No máximo, uma corrida regenerativa curta.

Mais notícias sobre corrida no NSC Total