Quem estava quinta-feira, às 15h14min, em Biguaçu, não imaginava que, naquele momento, a imagem sacra mais querida da cidade retornava à sua paróquia, definitivamente, depois de 33 anos.
Continua depois da publicidade
São Miguel Arcanjo chegou em um dia de chuva, no porta-malas de um Fiat Doblô branco da Polícia Federal de SC, embrulhado em papel bolha. A imagem esteve na cidade em 30 de setembro para a festa em homenagem ao santo, mas retornou à PF no mesmo dia.
Sem o polegar da mão direita e com o penacho partido, mas com o dourado resplandescente, o santo foi guardado em lugar seguro até retornar à sua origem, a Igreja de São Miguel, em Biguaçu, de onde foi furtada em 1979.
Por segurança, o DC não vai divulgar o lugar onde está a imagem sacra mais valiosa já furtada no Estado, segundo a PF.
Continua depois da publicidade
Ao chegar ao local secreto, primeiro foi retirado do porta-malas a espada de prata e, depois, o belo santo de um 1,4 metro de altura. Esculpida em madeira em estilo barroco, a obra do século 18 tem valor inestimável porque foi tombada como patrimônio histórico nacional.
Recuperada no Rio de Janeiro pela PF do RJ, a imagem chegou a SC em 16 de dezembro de 2011, mas a cerimônia de boas-vindas em Biguaçu teve que ser adiada. A Igreja de São Miguel, exemplar da arquitetura açoriana de 1751 e também tombada como patrimônio nacional não oferecia segurança nem boa estrutura.
Na época, foi anunciado que em 60 dias a igreja poderia receber a imagem. Até lá, o santo ficaria sob custódia da PF/SC. Se passaram dez meses. O santo esperou em pé, em um vão pequeno entre uma geladeira e a parede, numa sala trancada da PF.
Continua depois da publicidade
O delegado Raimundo Barbosa, titular da Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da PF/SC deu um ultimato à paróquia com prazo até esta sexta-feira. Ou levavam a imagem para Biguaçu ou ela retornaria à PF do RJ.
_Estou aliviado de saber que a imagem está de volta à comunidade. Tomamos conta com muito carinho e ficamos bem protegidos este ano porque São Miguel é padroeiro da PF_observou o delegado.
O pároco José Luiz de Souza lembrou que a comunidade tem uma ligação muito forte com o santo.
_Principalmente o pessoal mais antigo. Eles ficaram muito emocionados no dia da festa. Em breve, o público reencontrará seu santo_garantiu.
Continua depois da publicidade
No Novo Testamento, São Miguel é o protetor dos filhos de Deus e de sua igreja. Quem sabe, com a proteção mais perto, a Igreja de São Miguel fica pronta logo. Por enquanto, ela está com infiltração por causa da umidade e invadida por cupins.