*Atualização 12/06/2020: Apesar de ter sido divulgado anteriormente que haveria um Dia D de vacinação contra a gripe no dia 22 de junho, a assessoria da prefeitura de São José divulgou posteriormente um comunicado para corrigir a própria informação e prometendo uma nova data para o evento. O texto já esta corrigido.
Continua depois da publicidade
A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até 30 de junho, após alguns estados não coseguirem alcançar 90% da meta para imunização até o fim de maio – um deles foi Santa Catarina, com 65,10%. São José já alcançou o objetivo, com cerca de 70 mil pessoas vacinadas, o que representa 96% da população-alvo.
A vacina não protege contra o coronavírus, mas é importante para reforçar a imundade.
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
Uma das estratégias usadas, nas unidades básicas de saúde (UBSs), foi o atendimento feito através de agendamento para evitar aglomerações, devido à pandemia de Covid-19. Um dia D de vacinação contra a gripe foi realizado em São José no dia 29 de maio.
Continua depois da publicidade
Na terceira fase da campanha, fazem parte as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores e idosos entre 55 e 59 anos de idade.
De acordo com o Ministério da Saúde, outros grupos prioritários ao longo da campanha foram: pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; forças de segurança e salvamento; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
> Coronavírus: pacientes recuperados da doença devem manter cuidados, diz especialista