A Prefeitura de São José, na Grande Florianópolis, anunciou nesta quinta-feira (28) que pretende começar um sistema de estacionamento rotativo em ruas de cinco bairros. A ideia é que os motoristas paguem para estacionar nos espaços públicos, tal como acontece em Florianópolis, com o sistema chamado de Zona Azul. A intenção é de que a iniciativa passe a funcionar a partir de maio deste ano.
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura, a atual frota de carros, comparada à população do município, motivaram a instalação do estacionamento rotativo. Atualmente, a cidade tem 150 mil carros, para um total de 250 mil habitantes. Com isso, em várias ruas, há muita dificuldade para encontrar uma vaga de estacionamento, o que causa ainda mais problemas para o trânsito em algumas regiões.
O Executivo diz que pretende iniciar a implantação do sistema nos bairros Kobrasol, Campinas, Forquilhinha e Centro Histórico, além da Avenida Leoberto Leal, em Barreiros, e no entorno da sede dos Correios, no bairro Nossa Senhora do Rosário. Estudos apontaram que serão criadas 5.755 vagas.
Os donos de carros, caminhonetes e veículos similares precisarão pagar R$ 2,50 para cada hora em que ficarem parados nas vagas. Já as motocicletas terão que pagar R$ 1,25. O limite será de duas horas por veículo.
Ainda conforme a prefeitura, será possível fazer o pagamento por aplicativo de celular, parquímetros, pontos de venda credenciados e com agentes que serão contratados para operar o serviço. Os pontos em que haverá cobrança e a data exata em que ela vai começar a ocorrer ainda serão divulgados nas próximas semanas.
Continua depois da publicidade