Um projeto para construção de um novo sistema de tratamento de esgoto em São José está na fase final de elaboração, segundo a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). A empresa pretende desativar a lagoa de estabilização do bairro Potecas. O local será recuperado e pode ser transformado num parque urbano, conforme a Casan.
Continua depois da publicidade
Há anos, os moradores reclamam do cheiro de esgoto que exala da lagoa de estabilização. Uma ação de 2018 feita pelo Ministério Público de Santa Catarina pedia a saída da estação de tratamento do bairro.
> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp
Agora, para resolver o problema, o projeto da Companhia tem um custo previsto de R$ 200 milhões e deve entrar em breve na fase de licenciamento ambiental. A recuperação da área das lagoas deve receber um investimento de R$ 10 milhões.
Segundo a Casan, está em discussão mudar a estação de esgoto para um terreno do município, que fica ao lado das lagoas. Para isso, será necessária uma negociação com a prefeitura, para a realização de uma permuta. Assim, as lagoas poderiam ser extintas e no local seria construído um parque urbano com áreas para lazer e prática de esportes.
Continua depois da publicidade
Após a execução do projeto, a cobertura com esgoto tratado da cidade terá condições de chegar a 90%, conforme a Companhia. Caso a ideia de mudar o local da estação de esgoto não se concretize, a nova unidade de tratamento seria instalada no mesmo espaço onde atualmente está o conjunto de lagoas de estabilização. Sendo assim, elas passariam por um processo de desativação gradual.
Depois do processo de licenciamento, que deve ser concluído até o começo de 2022, será aberta uma licitação. O processo licitatório deve levar até 60 dias e a construção dos novos sistemas 36 meses.
Leia mais:
Terminal Rita Maria, a rodoviária de Florianópolis, fica mais perto da concessão
Cantor da Garotos de Ouro morre em acidente com ônibus da banda na Grande Florianópolis
Acidente com micro-ônibus de time de vôlei mata três pessoas em Lages
Assalto em SC acaba com perseguição em alta velocidade, troca de tiros com a PM e um morto