São José, na Grande Florianópolis, registrou 89 ocorrências relacionadas à chuva forte que atingiu a região na quinta-feira (24), segundo a prefeitura. Deste total, 21 correspondem a pontos de alagamento, 68 deslizamentos, quedas de muros e problemas estruturais. Foram ainda oito interdições totais de imóveis e sete interdições parciais. De acordo com a Epagri/Ciram, choveu na cidade 127 mm, quantidade prevista para mais da metade do mês de janeiro.
Continua depois da publicidade
Pelo menos 35 pessoas ficaram desalojadas e abrigadas em casas de amigos e familiares. A prefeitura ativou um abrigo no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), mas nenhuma família precisou ser encaminhada.
O secretário de Infraestrutura, Milton Bley Júnior, explicou que as valas do município recebem limpeza quatro vezes ao ano, mas o escoamento não atendeu ao grande volume de chuva concentrado em poucas horas.
Nesta sexta-feira (25), as equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Fundação Municipal do Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura seguem com a limpeza das ruas e conserto dos buracos nas vias. Na manhã desta sexta, o município não registrava mais alagamentos.
Continua depois da publicidade