Marcado para o próximo final de semana, nos dias 15 e 16 de outubro, a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo será realizado no município de São José, na Grande Florianópolis, em parceria com a Confederação Brasileira e a Federação Catarinense de Ciclismo. Aproximadamente 110 atletas de 14 estados já estão confirmados no evento que terá como destaque a dupla Luciano da Rosa e Edson Luiz de Rezende, medalhistas de bronze nos Jogos Parapan-Americanos Toronto-2015 e que defendem as cores do município josefense.
Continua depois da publicidade
— Essa é a principal prova do paraciclismo brasileiro. Serão quatro etapas e essa é a penúltima. Estamos liderando o ranking nacional no Contrarrelógio e também na Estrada e a nossa expectativa é conseguir bons resultados nas duas modalidades. Competir em casa sempre aumenta a responsabilidade, contaremos com atletas Paralímpicos, o que deixa o nível bem alto — conta Edson Luiz Rezende.
A dupla lidera as duas categorias no ranking nacional e aparece como uma das favoritas para o evento desse final de semana. Mas a disputa promete ser equilibrada. São José ainda será representada pelos vice-líderes do Brasileiro. A dupla Orides e Vitor Linhares ocupa a segunda posição na classificação geral.
— Hoje nós temos duas duplas muito fortes em São José. As duas competem na classe Tandem e a nossa expectativa é de buscar bons resultados nas duas provas — completa Edson.
Continua depois da publicidade
Local das provas
A prova acontece no sábado e domingo, com largada às 8 horas, na Avenida das Torres. O percurso tem quatro quilômetros de extensão em circuito de ida e volta entre a avenida seguindo até o Jardim Zanellato.
Cada categoria é disputada de acordo com o grau de deficiência dos atletas seguindo critério adotado na classificação funcional realizada antes de cada prova.
Estarão presentes ainda na competição o medalhista paralímpico Lauro Chamann, de São Paulo; e o catarinense Soelito Gohr, campeão mundial em três oportunidades.
Continua depois da publicidade