Para marcar o dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes a Secretaria de Saúde de São José fez uma mobilização na manhã desta sexta-feira. Cento e três balões brancos foram soltos por alunos do colégio Maria Luiza de Melo durante uma caminhada. O número, segundo a Vigilância Epidemiológica, é dos casos registrados desde 2009 na cidade. No dia 15 de maio um homem foi preso suspeito de ter abusado de uma menina de 12 anos em 200.
Continua depois da publicidade
A assistente social da Vigilância Epidemiológica de São José Patrícia Carmem Rodrigues disse que quando é feita a denúncia de um caso de violência sexual envolvendo criança ou adolescente, a vítima é encaminhada ao Hospital Regional para exame clínico e depois atendida por assistentes sociais e psicólogos.
– O tratamento vai depender do nível de violência sofrido e do tempo que esta vítima foi submetida a este tipo de agressão – explica Patrícia.
As denúncias podem ser feitas por meio do número da central nacional disque 100 ou direto nos Conselhos Tutelares de cada cidade.
Continua depois da publicidade