A Prefeitura de São José decidiu cancelar todos os eventos programados para o fim de semana. O comunicado veio no fim da manhã desta sexta-feira (6). O Centro Multiuso da cidade foi colocado à disposição para atender famílias desabrigadas, caso necessário.
Continua depois da publicidade
Chuva em SC: Veja quais rodovias foram liberadas e quais continuam interditadas no Estado
O prefeito da cidade, Orvino Coelho de Ávila, em reunião com as secretarias municipais e a Defesa Civil do Município, tomou a decisão considerando o alerta vermelho para risco de temporais e ocorrências de alagamentos, enxurradas e deslizamentos em vários municípios catarinenses.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Durante o fim de semana o município terá equipes trabalhando em sobreaviso nas secretarias de Infraestrutura, Segurança, Defesa Civil, Guarda Municipal, Assistência Social, Educação, Esportes e nas empresas que prestam serviço de manutenção viária em São José.
Continua depois da publicidade

Em 2022, São José sofreu com as fortes chuvas e foi necessário montar abrigos emergenciais e usar maquinário para a desobstrução das vias. Para que isso não volte a acontecer, a prefeitura buscou se antecipar às chuvas.
— A prevenção é sempre o melhor remédio. É importante que a gente mobilize a prefeitura inteira com antecedência para darmos as respostas que a população espera — disse Orvino.
Enchente em Blumenau e Rio do Sul deve ser prolongada e Defesa Civil prevê 3º pico
De acordo com a Defesa Civil, os pontos que mais geram preocupação dentro do mapa da cidade estão localizados na baixada do Jardim Pinheiro, no bairro Flor de Nápoles, e no bairro Colônia Santana, devido aos possíveis deslizamentos de terra.
Segundo o diretor do órgão, Telson Ronei do Nascimento, o solo está encharcado desde terça-feira (3), devido às chuvas intensas.
Continua depois da publicidade
— Esses pontos estão sendo monitorados. Vamos ter uma equipe de plantão também no sábado e domingo, pronta para atender à população. Em caso de necessidade, as pessoas podem ligar para o número da Defesa Civil 199 (24h), da Guarda Municipal 153, ou do Corpo de Bombeiros pelo 193 — disse.
Leia também
EXCLUSIVO: Órgão federal pede desativação do maior complexo prisional de SC
Chuva em SC: Veja quais rodovias foram liberadas e quais continuam interditadas no Estado