Um mutirão para preparar o Centro Histórico de São José para 172ª Festa do Divino Espírito Santo está sendo realizado nesta semana pela equipe de roçadas e limpezas da Secretaria de Infraestrutura. Nesta terça-feira (7), outra equipe entrará em ação para limpar as praças Hercílio Luz e Prefeito Arnaldo Souza. A festa acontece no próximo final de semana, reunindo milhares de fieis no entorno da Igreja Matriz, entre os dias 11 e 13 de maio.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A Secretaria de Infraestrutura executa atividades de roçagem, aparo de grama, remoção de entulhos, varrição, catação e pintura de meio-fio ao longo de ruas próximas a Igreja Matriz. O prefeito Orvino Coelho de Ávila explica que essa ação é de extrema importância para proporcionar uma experiência positiva aos devotos durante a Festa do Divino.

— Um ambiente limpo e bem-cuidado contribui para a valorização do evento religioso e demonstra o respeito e a dedicação da Prefeitura em oferecer uma estrutura adequada para os participantes. Além disso, o turismo religioso movimenta a economia da cidade, o que gera emprego e renda para quem trabalha aqui.

O secretário de Infraestrutura, Júlio Cézar da Silva, ressalta que é de fundamental importância que todos os presentes colaborem com a manutenção da limpeza do local.

Continua depois da publicidade

— Ao descartar resíduos, é imprescindível utilizar as lixeiras disponíveis e evitar jogar lixo no chão. Essa atitude simples e consciente contribui para a preservação do ambiente, a conservação da beleza natural do Centro Histórico e a manutenção da limpeza da cidade na totalidade.

A Festa do Divino

A programação da Festa do Divino acontece seis semanas depois do Domingo de Páscoa e sete dias antes do Domingo de Pentecostes. Nesta sexta-feira (10), às 19h, as bandeiras retornam para a Igreja Matriz, seguida da tradicional Divina Sopa, que acontece na paróquia às 20h30.

A 172ª Festa do Divino começa, de fato, no dia 11 de maio, com a missa de abertura e o cortejo da família imperial. No dia 12, as celebrações seguem com o cortejo, missas e o tradicional almoço. Já no dia 13, a programação é bem parecida, com a diferença da realização de um café colonial e uma missa especial, presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Jonck, e a escolha do casal festeiro para 2025.

Veja fotos da ação de limpeza

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

FOTOS: 30 quilos de carne vencida são apreendidos em supermercados em São José

Grande Florianópolis arrecada 42 toneladas de doações para atingidos pelas enchentes no RS