Os municípios de São José, Palhoça e Biguaçu, na Grande Florianópolis, anunciaram novas restrições de combate ao coronavírus para esta semana. Os decretos foram assinados nesta terça-feira (23), um dia após Florianópolis decretar o fechamento de academias, shopping centers e galerias e passam a valer a partir de quarta-feira (24).
Continua depois da publicidade
> Confira os detalhes do avanço do coronavírus em SC em um mapa interativo
As ações foram alinhadas entre as prefeituras da região, devido ao aumento de casos confirmados da doença e depois de um fim de semana de ruas e praias lotadas. Os municípios devem fazer nova avaliação em sete ou 14 dias.
Somente no último boletim, o Estado divulgou quatro novas mortes na Grande Florianópolis por coronavírus. Três delas, em Florianópolis e uma em Biguaçu, que ainda não tinha registrado óbitos, segundo dados do Estado. Na atualização, o município soma 149 contaminações.
Já Palhoça, aparece entre as 10 cidades em número de casos confirmados nas últimas 24h, com 54 novos pacientes e 454 infectados desde o início da pandemia. Há três mortes no município. Em São José, há 316 casos e dois óbitos.
Continua depois da publicidade
O que decidiu cada município
Cada município definiu suas regras separadamente. As restrições, no entanto, passam a valer em todas as cidades, no mesmo dia.
São José
A prefeitura de São José determinou, entre as diversas medidas, o fechamento dos shopping centers aos domingos, incluindo as praças de alimentação. O decreto também proibe aglomerações em áreas de lazer, como parques e orla. Estabelecimentos que descumprirem decreto, serão punidos com fechamento por 7 dias.
– Restaurantes e similares podem abrir das 6h às 23h com atendimento presencial e, posteriormente, somente com delivery.
– Shopping centeres fecham aos domingos. De segunda a sábado, abrem das 12h às 20h, com capacidade máxima de 50%.
Continua depois da publicidade
– Academias abrem das 6h às 23h com capacidade máxima de 30%.
– Conveniências de postos de combustíveis devem encerrar suas atividades para o público às 23h.
– Supermercados devem fechas às 22h.
Palhoça
Em Palhoça, não haverá fechamento, mas proibições. Entre as restrições decretadas, ficou determinado a redução dos horários de funcionamento em restaurantes e bares. Aos moradores, ficou proibido permanecer em áreas públicas e praticar esportes coletivos em espaços públicos ou comunitários, incluindo praias, orlas e cachoeiras do município.
– Não será permitida a permanência de pessoas e a prática esportiva coletiva em parques, praças, espaços públicos ou comunitários de lazer, exceto esportes náuticos e atividades relacionadas à pesca e maricultura.
– Restaurantes, food parks, lanchonetes, cafeterias, pizzarias, bares, adegas, supermercados e conveniências de postos de combustíveis poderão funcionar das 6h às 23h. A partir das 23h, está proibido retirar pedido no balcão do estabelecimento
Continua depois da publicidade
– Shopping centers, galerias e centros comerciais vão continuar funcionando das 12h às 20h, com a capacidade máxima de 50% da ocupação total.
– Academias continuam abertas, das 6h às 23h, mas com 30% de lotação.
Biguaçu
O município de Biguaçu seguiu a mesma linha, com proibições aos espaços públicos, para permanência ou prática esportiva e redução de horário de funcionamento dos estabelecimentos.
– Poibida a permanência de pessoas em parques, praças, espaços públicos ou comunitários, de lazer, bem como academias ao ar livre.
– Proibida a permanência de pessoas e prática esportiva em praias, orlas e cachoeiras.
– Proibida aglomeração de pessoas em qualquer área, pública ou privada, para realização de qualquer atividade.
Continua depois da publicidade
– Restaurantes podem funcionar, abertos ao público e observando as orientações de higiene e distanciamento, das 6h às 23h.
– Academias abrem das 6h às 23h com capacidade máxima de 30%.
– Conveniências de postos de combustíveis devem encerrar suas atividades para o público às 23h.
– Supermercados devem fechas às 23h.