Um decreto assinado pelo prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, nesta segunda-feira (5) garante que imóveis que foram ou vierem a ser atingidos por inundações estão isentos de pagar IPTU. A decisão levou em consideração a situação de emergência declarada devido às fortes chuvas que atingiram a Grande Florianópolis na última semana.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região no WhatsApp

Para ter direito à isenção, os proprietários de imóveis devem comprovar que suas casas foram atingidas por uma enchente. Os interessados devem fazer um requerimento com o pedido formal, apresentando documento de propriedade ou posse do local.

‘Piscinas naturais’ se formam entre dunas na Lagoa da Conceição, em Florianópolis

O pedido será analisado pela Defesa Civil, que confirmará pelo Mapa de Enchentes se o imóvel estava, de fato, na área de risco e foi atingido pelas chuvas. As isenções deverão ser requisitadas até o último dia útil do mês de julho de cada ano.

Continua depois da publicidade

O decreto também determina que a Secretaria Municipal da Receita disponibilize um núcleo de atendimento em área próxima da região atingida pelas enchentes para que, assim, os atingidos se habilitem à isenção.

Leia também:

Quem são as fãs de Harry Styles que estão na fila há um ano para show em SP

Sortudo do Alto Vale do Itajaí fatura sozinho R$ 600 mil na Lotofácil

O que muda com a aprovação do marco legal dos criptoativos?