O Governo Federal anunciou investimento para a construção de uma nova policlínica em São José, via Novo Programa de Aceleração do Crescimento (novo PAC). As cidades de Lages e Blumenau também serão beneficiadas, onde cada unidade deverá custar R$ 30 milhões. A solicitação dos recursos partiu do Governo do Estado, que também irá executar as obras.

Continua depois da publicidade

Receba notícias da CBN Floripa pelo WhatsApp

A proposta é que os espaços sejam um centro de integração que concentre todos os procedimentos em um único local, evitando que o paciente precise se deslocar para outros espaços para seguir com o atendimento. Os projetos ainda estão em tramitação no Ministério da Saúde, sem prazo definido.

Atualmente, São José possui três policlínicas geridas pelo município, localizadas nos bairros Barreiros, Campinas e Forquilhinha. A nova unidade será a primeira construída com recursos federais. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou em nota que quando as policlínicas ficarem prontas, será definido juntamente com os municípios a melhor forma de administração.

— O assunto será debatido na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), constituída paritariamente por representantes da Secretaria Estadual e das Secretarias Municipais de Saúde — completa a nota da SES.

Continua depois da publicidade

A ideia é que sejam oferecidos exames gráficos e de imagem como ressonância magnética, tomografia e eletrocardiograma; consulta clínica de apoio ao diagnóstico com médicos de diversas especialidades como angiologia, cardiologia, oftalmologia e neurologia; e pequenos procedimentos como vasectomia, cauterização e biópsias em centro cirúrgico de baixa complexidade. 

Leia mais

Estaleiro Arataca: Justiça determina demolição das ruínas no prazo de 60 dias, em Florianópolis

Grande Florianópolis reforça abrigos para pessoas em situação de rua durante frio