Com as cheias no Rio Grande do Sul, municípios da Grande Florianópolis estão intensificando ações de desassoreamento de rios como forma de prevenção. Nesta quinta-feira (16), equipes da prefeitura de São José trabalhavam na limpeza do Rio Forquilhas, enquanto o município de Biguaçu desenvolve um projeto para dragagem do Rio Biguaçu, que corta a cidade ao meio e passa pela região central.

Continua depois da publicidade

Receba notícias da CBN Floripa pelo WhatsApp

Rio Forquilhas

O Rio Forquilhas passa pela região do contorno viário, em São José, e por bairros populosos como Forquilhinhas e Potecas. Neste trecho, que liga a rua Jovita Duarte com a SC-281, a prefeitura está concluindo a Avenida Beira-Rio, que promete desafogar parte do trânsito na BR-101.

Os sedimentos retirados do rio, além de permitir maior profundidade do canal, serão utilizados como aterro em futuras obras da prefeitura.

Em nota, São José destacou que “a iniciativa integra as ações desenvolvidas dentro do Programa de Manutenção Regionalizada e Continuada, que teve início em março de 2023, com um investimento direto de R$ 5 milhões neste ano e outros R$ 15 milhões indiretamente, aplicados nos serviços paralelos ao desassoreamento”.

Continua depois da publicidade

Rio Biguaçu

Em entrevista para a CBN Floripa, nesta quinta-feira (16), o prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva, comentou um projeto que está tramitando internamente na prefeitura para a dragagem do Rio Biguaçu, que passa pelo centro da cidade e deságua no mar. A dragagem consegue remover sedimentos mais pesados que o desassoreamento, em alguns casos, não suporta.

— Temos um projeto bastante adiantado, junto à iniciativa privada, para fazer a dragagem do Rio Biguaçu, da foz até uma extensão considerável. Queremos aumentar a profundidade do rio e retirar esses sedimentos que vêm com as enxurradas. (…) A dragagem vai fazer com que a gente volte a ter a profundidade que tínhamos no passado — afirmou o prefeito.

Leia também

São José amplia roçada de ruas em nove bairros da cidade

Obra na estrada geral do Canto da Lagoa, em Florianópolis, causa bloqueio parcial no trânsito