São José, na Grande Florianópolis, entrou em estado de atenção nesta quinta-feira (16) devido às fortes chuvas que atingem Santa Catarina. A previsão da Defesa Civil é de que a cidade registre 150 milímetros de chuva acumulada até a sexta-feira (17), o que corresponde a quase 70% do total esperado para o mês de janeiro, de 222 milímetros.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Conforme a prefeitura, todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São José fecharam às 17h desta quinta-feira. Os pacientes que precisam de atendimento devem procurar atendimento na UPA Forquilhinha. O Procon do município, localizado na sede da Avenida Beira-Mar, ao lado do Centro Multiuso, também precisou cancelar suas atividades devido às chuvas.
As chuvas intensas também deixaram ao menos sete vias da cidade alagadas (veja abaixo). As equipes da Defesa Civil monitoram o nível dos rios do município. O ponto de maior atenção é a região de Areias, devido ao transbordamento no entorno do Rio Três Henriques.
Segundo a Defesa Civil de Palhoça e Biguaçu, não há registros de ocorrências relacionadas às chuvas nos municípios até a publicação desta reportagem.
Continua depois da publicidade
A orientação é que, em caso de chuva volumosa, a população evite trafegar por áreas alagadas, principalmente em pontes submersas e pontilhões. É preciso evitar o contato com as águas e deve-se ter cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
Em caso de emergência, ligue (48) 3343-2924, 199 (Defesa Civil Estado), 153 (Guarda Municipal) ou contate o Corpo de Bombeiros pelo fone 193.
Veja as fotos da chuva em São José
Confira as vias alagadas:
- Avenida Leoberto Leal (Barreiros)
- Rua São Pedro (Areias)
- R. Álvaro Medeiros Santiago (Areias)
- Rua Célio Veiga (Jardim Cidade de Florianópolis)
- Marginal da BR-1, altura do Roçado
- Rua Gerôncio Thives (Barreiros)
- Avenida Lédio João Martins (Kobrasol)
Continua depois da publicidade
Leia mais
Com pessoas ilhadas, Governador Celso Ramos decreta situação de emergência devido às chuvas
Ajuda ao RS fez Balneário Camboriú ficar “sem nada” em meio a alagamentos, diz prefeita