Localizada na Grande Florianópolis, São José faz fronteira com a capital do Estado, Florianópolis, e é uma cidade fundamental para a região metropolitana. Considerado o quarto município mais populoso de Santa Catarina, com mais de 270 mil habitantes, o território é cortado pela BR-101 e cercado pelas águas das baías Norte e Sul de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Veja onde ir e o que fazer em São José
São José foi colonizada no ano de 1750 e elevada a categoria de vila em 1833, nome dado aos territórios que hoje são chamados de município. Desde então, a geografia já se alterou diversas vezes e, hoje, a cidade possui 27 bairros.
Continua depois da publicidade
Conheça Pomerode: a cidade mais alemã do Brasil
Nas últimas décadas, São José tem se destacado em Santa Catarina pelo rápido desenvolvimento, assim como geração de oportunidades de negócios e empregos. Com isso, a economia passou a ser uma das maiores do estado, com o 5º maior PIB. Em 2019, foi uma das 20 cidades que mais geraram emprego no Brasil e possui qualidade de vida com índices elevados para os padrões brasileiros.
Vai visitar São José? Confira como comprar sua passagem
Economia de São José
A economia do município atualmente é diversificada, baseando-se no comércio, serviços terciários e indústria, suprindo a falta do setor que é quase inexistente em Florianópolis. A cidade se destaca na indústria tecnológica, alimentos, metal mecânica e construção civil, sendo proporcionalmente uma das 10 cidades mais verticalizadas do Brasil.
Centro histórico, casarões tombados, calçadão e beira-mar
Por ser uma cidade histórica de Santa Catarina, as casas e casarões feitas na maioria na época colonial são bastante presentes em São José. Entre elas estão o Casarão da Família Moreira, Casarão da Família Jowalski, Casarão Clube 1º de junho, Casários, Casa Gerlach, Casa da Câmarca e Cadeia, Casa de Comércio da família Petry, Casa da Cultura e Casa da Municipalidade. Todos esses edifícios são tombados como patrimônios históricos e podem ser visitados.
Além deles, o Centro Histórico de São José é reconhecido essencialmente pela arquitetura de origem açoriana e que também engloba o Theatro Adolpho Mello, Museu Histórico e a Biblioteca Municipal.
Continua depois da publicidade
A cidade possui o Bica do Carioca, construída em 1840 pela Câmara Municipal, e que funcionou por cerca de um século como a principal solução de fornecimento de água para os moradores. Próximo dela fica a Praça Hercílio Luz, famoso ponto de encontro e que abriga a Igreja Matriz.
Quem prefere a vida noturna ou de compras, o Calçadão do Kobrasol é uma boa pedida. O lugar sedia a rua mais famosa da cidade, a Avenida Lédio João Martins, popularmente conhecida como Avenida Central do Kobrasol. A rua é repleta de lojas, restaurantes, padarias, sorveterias e outras opções de entretenimento, além de ser famosa pela vida noturna.
Para opções de lazer a céu aberto, a Beira-Mar de São José, inaugurada em 2014, possui pista de caminhada, ciclovias, parque infantil, cancha de bocha, equipamentos para alongamento, além do Centro Multiuso, que costuma receber grandes jogos estaduais e nacionais.
Próxima de praias
Apesar de não possuir praias próprias para banho, São José oferece opções próximas que encantam os amantes do mar. Governador Celso Ramos, cidade ao norte de São José, é uma excelente opção, presenteando visitantes com praias deslumbrantes.
Continua depois da publicidade
Uma alternativa muito comum é a própria Florianópolis. As praias da Ilha de Santa Catarina oferecem uma infraestrutura moderna e são ótimas para quem busca atrações badaladas.
Já ao sul de São José, a cidade de Palhoça se destaca como outro destino atraente, apresentando belas praias que conquistam frequentadores em busca de tranquilidade e beleza natural.
Distâncias para outras cidades de SC
- São José x Palhoça: 9 quilômetros;
- São José x Florianópolis: 10 quilômetros;
- São José x Biguaçu: 13,2 quilômetros;
- São José x Tijucas: 44,2 quilômetros;
- São José x Balneário Camboriú: 72 quilômetros;
- São José x Blumenau: 139 quilômetros;
- São José x Joinville: 172 quilômetros;
- São José x Criciúma: 193 quilômetros.
Como chegar
- Avião: uma das formas de chegar a São José é pelo Aeroporto Internacional de Florianópolis, que fica a cerca de 20 quilômetros da cidade. Existem várias opções de transporte público disponíveis na cidade, como ônibus e táxis, que podem levá-lo diretamente para São José.
- Carro: para quem prefere dirigir, há também várias opções de aluguel de carros no aeroporto. A cidade é facilmente acessível pela BR-101, que é a principal rodovia que atravessa o estado de Santa Catarina.
- Ônibus: O terminal rodoviário de Florianópolis, que recebe ônibus de várias cidades do Estado e de outras regiões do país, é a opção mais próxima. É possível pegar um ônibus direto para São José, a partir desse terminal. Passagens para a cidade podem ser consultas pelo BuscaÔnibus.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Capital do carvão, Criciúma tem opções de shopping e passeios ao ar livre