No dia do 270º aniversário de São José, a única programação mantida foi preventiva: mais de 7 mil idosos foram vacinados contra a gripe nesta quinta-feira (19). Em função da pandemia do coronavírus, todas as festividades foram canceladas há 20 dias, antes mesmo do decreto do governador Carlos Moisés.

Continua depois da publicidade

Em página especial, saiba tudo sobre o coronavírus

— Passei anos dizendo: pessoal, vão aos nossos parques, vão à nossa Beira-Mar. Hoje eu digo, por favor, não vá ao parque, não vá à Beira-Mar. A Guarda Municipal foi lá para conscientizar o pessoal da permanência em casa — afirmou a prefeita Adeliana Dal Pont, em entrevista ao Notícia na Manhã.

— O presente que a cidade está pedindo é que todos permaneçam em casa. Hoje é dia de distribuir sorrisos, de longe — completou.

Ouça a entrevista da prefeita de São José, Adeliana Dal Pont:

Vacinação exclusiva

A Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica de São José vacinou mais de 7 mil idosos nesta quinta-feira nas unidades de saúde. A ação preventiva ocorreu no dia do aniversário do município, reservado exclusivamente para atender os idosos.

— As unidades de saúde estariam fechadas, por ser feriado, mas todas ficaram abertas exclusivamente para vacinação de idosos. A campanha nacional começa a partir de segunda, mas os idosos iriam entrar com contato com outras pessoas — explicou Adeliana.

Continua depois da publicidade

Ao chegar à unidade, o idoso recebia um primeiro atendimento do lado de fora e a entrada foi feita de forma controlada, para evitar aglomeração de pessoas. Foi feita também orientação para manter uma distância segura. Foram montadas 55 salas de vacinação em 16 unidades de saúde.

O Centro de Referência de Sintomáticos Respiratórios de São José permanece funcionando no Centro de Atendimento à Terceira Idade, todos os dias, das sete da manhã às sete da noite. No local está sendo feito o acolhimento, triagem e consulta para pessoas com sintomas do Coronavírus e doenças respiratórias.

Os telefones 3288.5790, 3288-5798 e o whatsapp 9848.29.231 estão à disposição da população.

Leia também:

Acompanhe a evolução da Covid-19 em Santa Catarina

São Paulo confirma quinta morte por coronavírus; são sete no Brasil