Neste sábado (18), Dia D contra o sarampo, em São José, as mulheres que forem levar as crianças para se vacinar, vão receber orientações sobre a prevenção contra o câncer de mama, dentro da programação do Outubro Rosa.
Continua depois da publicidade
Ainda não há casos confirmados de sarampo no município, mas em Santa Catarina, são 34 pessoas com a doença, segundo o boletim mais recente da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive/SC), divulgado na última segunda-feira (14).
Metade dos casos está concentrada na Capital, são 17 registros. O sarampo é uma doença viral extremamente contagiosa. Segundo a Dive, o vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros, e pode ficar até duas horas no ambiente.
O Dia D ocorre em todo país, como parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que segue até o dia 25 de outubro em todo país, para imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
Investigação
Conforme a secretária de saúde de São José Sinara Simioni, todo esforço do município é para fazer a detecção precoce e evitar que o vírus circule.
Continua depois da publicidade
– Temos quatro casos suspeitos de sarampo, dois são inconclusivos, estão aguardando nova coleta. Temos um confirmado, mas por protocolo da Dive, está aguardando a confirmação da Fiocruz, porque é feito um novo exame para confirmar. Há um caso que ainda está em investigação – relatou.
Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados. Conforme Sinara Simioni, a população será atendida das 8h às 17h, tanto para atualização vacinal quanto para imunização do sarampo.
– Nós vamos aproveitar o Dia D para o Outubro Rosa. Vamos fazer uma ação de atendimento às mulheres. Como a mãe leva a criança para imunizar, o profissional já vai aproveitar e fazer esse trabalho com a mulher também – afirmou.
Combate
Para receber a vacina nos postos de saúde, adultos e crianças devem apresentar a carteira vacinal.
Continua depois da publicidade
– Nela será verificado se ela já tomou uma dose, como está essa carteira. A gente pede que leve, porque é a partir dela que o profissional consegue verificar se ela está com as vacinas em dia ou não. Ah, eu não lembro… Então, o profissional vai fazer naquele momento a atualização – explicou.
A segunda fase da campanha começa no dia 18 de novembro e se concentra em pessoas com idade entre 20 e 29 anos.
Dentro do Outubro Rosa, neste sábado, as mulheres podem fazer exames preventivos, consulta de enfermagem, odontologia e receber orientações sobre como proceder durante o autoexame.