São José, na Grande Florianópolis, está intensificando os serviços de roçada e limpeza das ruas da cidade, após dias de altas temperaturas com fortes chuvas na região. Em períodos como esse o mato pode crescer de 5 a 10 centímetros por dia, segundo a prefeitura.  As equipes estão trabalhando nos bairros Areias, Forquilhas, Barreiros, Serraria, Centro Histórico, Bela Vista, Kobrasol, Campinas e Ipiranga.

Continua depois da publicidade

Receba notícias da CBN Floripa pelo WhatsApp

Segundo o secretário de Infraestrutura, Júlio Cézar da Silva, esse é um trabalho que precisa ser feito regularmente, principalmente durante o verão.

— No inverno ele tende a crescer menos. Como nós não podemos usar nenhum produto para matar esse mato, nós temos que realizar esse trabalho continuamente. (…) Hoje nós temos nove equipes trabalhando em toda a cidade — destaca o secretário.

A prefeitura também está promovendo uma força-tarefa para a retirada de entulhos e lixo das ruas da cidade, como forma de prevenir que o acúmulo dos resíduos vá para as galerias e provoque alagamentos.

Continua depois da publicidade

— Nós temos seis caminhões pequenos que recolhem nas calçadas restos de sofá, colchão, guarda-roupas, entre outros. (…) Esse entulho, em uma chuva grande, iria para as valas, então por isso fazemos esse trabalho de prevenção — comentou o secretário em entrevista para a CBN Floripa.

O serviço de Coleta Pesada da Prefeitura de São José funciona através de solicitação de retirada de entulhos como móveis de madeira e em MDF, janelas de madeira, portas, eletrodomésticos e resíduos de poda de jardins, que não ultrapassem um metro cúbico. Os contatos podem ser feitos pelo WhatsApp (47) 99963-5900.

Leia também

Coleta de lixo de Florianópolis será normalizada até domingo, afirma secretário

Museu de Florianópolis abre visitação às escuras