São José, na Grande Florianópolis, ampliou a oferta de anticoncepcional por implante e passou a fazer o procedimento nas unidades básicas de saúde. O objetivo é aumentar o número de pessoas que possam ter acesso ao método.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O procedimento era realizado somente no Centro de Referência em Saúde da Mulher (Policlínica de Forquilhinha). Outra mudança é a ampliação do público que pode optar pelo procedimento — anteriormente o anticoncepcional era aplicado apenas em adolescentes, residentes do município e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Com a ampliação, o acesso ao método contraceptivo será destinado a todas as adolescentes, pessoas em situação de rua, portadores do vírus HIV acompanhados no Centro de Vigilância em Saúde e pacientes com transtornos mentais com comprometimento significativo do comportamento e que fazem seguimento na saúde mental da rede municipal de saúde.
O implante é um pequeno bastonete de plástico flexível e macio com 4 cm de comprimento e 2 mm de diâmetro, que contém 68 miligramas da substância ativa etonogestrel, um hormônio feminino sintético similar à progesterona.
Continua depois da publicidade
Uma pequena quantidade deste hormônio é liberada de forma contínua na corrente sanguínea promovendo a inibição da ovulação, aumento da viscosidade do muco cervical e efeitos endometriais.
O implante, assim como os demais métodos contraceptivos, deve ser apresentado às pessoas que fazem parte da população alvo através das consultas médicas e de enfermagem nas Unidades de Saúde.
Leia também
Lista divulga serviços psicossociais gratuitos ou a preço social em Florianópolis
Onde se vacinar contra a poliomielite e Covid em Florianópolis neste fim de semana
SC tem estabilidade de casos de dengue após pico, mas primavera gera alerta de prevenção