O manezinho Tarcíbulo Serratine Neto é devoto de São Jorge. A relação com o santo vem de família. Quando era criança, o avô tinha um terreiro de umbanda. A imagem que guarda, conta, é do avô um medalhão do santo guerreiro no pescoço. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Hoje, Serratine tem imagem em casa, acende velas toda segunda-feira e fez uma tatuagem no braço por uma graça alcançada. Depois de dois anos sem evento por causa da pandemia, Serratine retoma o “Samba pra Jorge”. Será a partir das 14h deste domingo, numa casa de shows em São José, na Grande Florianópolis, e com a participação de músicos locais.

Para Serratine, a identificação de muitos artistas com São Jorge – Zeca Pagodinho, Bem Jor, Caetano Veloso – tem a ver com a questão da luta e sobrevivência do gênero musical mais popular do Brasil. 

— Quem se dedica a cantar precisa de proteção, pois são muitos os desafios — diz. 

Continua depois da publicidade

Ele também destaca o sincretismo popular: 

— São Jorge é um santo católico, mas o alimento de sua festa, especialmente no Rio de Janeiro, é a feijoada, comida que saiu das senzalas dos negros escravizados, e isso força a uma profunda identificação com o nosso povo e nossa arte — observa.

> Dia de São Jorge: saiba a verdadeira história e origem do ‘santo guerreiro’

Curta nossa playlist de músicas em homenagem a São Jorge

A forte influência de São Jorge na cultura brasileira faz com que o santo seja fonte de inspiração para muitos artistas. São várias as músicas em homenagem ao santo guerreiro. Ouça nossa playlist.

  • Pra São Jorge – Zeca Pagodinho

A canção faz parte do álbum À Vera e traz uma mensagem de agradecimento: “Vou acender velas para São Jorge/ A ele eu quero agradecer/ E vou plantar comigo ninguém pode/ Para que o mal não possa então vencer…” 

  • Lua de São Jorge – Caetano Veloso

Parte do álbum Cinema transcendental, de Caetano Veloso com o grupo A Outra Banda da Terra, e do disco Caetanear, de Caetano, a música Lua de São Jorge fala sobre a relação do santo guerreiro com a lua. “Lua de São Jorge/ Lua deslumbrante/ Azul verdejante/ Calda de pavão… 

Continua depois da publicidade

  • Ogum de Ronda – Roberta Nistra e Moyseis Marques (participação especial)

A música “Ogum de ronda”, lançada em 2011, é interpretada por Roberta Nistra e aborda o senso de justiça da divindade, considerada bastante paradoxal: é de luta, mas pela paz. “Ogum é o Deus da Guerra/Mas guerreia pela Paz…” 

  • De lá – Djonga

O rapper Djonga faz uma homenagem a Ogum na canção De lá, que faz parte do álbum O menino que queria ser Deus, onde ele fala sobre suas origens e os aprendizados que adquiriu com Ogum. “Meu pai Ogum mandou chamar/ Eu vim, eu vim de lá/ Ele me ensinou coisas sobre amor/E que na paz só se chega com a guerra…

  • Jorge da Capadócia – Jorge Ben Jor 

Composta em 1975 e regravada por cantores como Caetano Veloso e Fernanda Abreu, a música de Jorge Ben Jor fala sobre a proteção de São Jorge. “Armas de fogo/ Meu corpo não alcançarão/ Facas e espadas se quebrem…” 

  • Líder dos templários – Jorge Ben Jor, Jorge Aragão, Jorge Vercílio, Jorge Mautner

Parte do projeto Coisa de Jorge, os xarás Jorge Ben Jor, Jorge Aragão, Jorge Vercílio, Jorge Mautner lançaram a música Líder dos templários, homenageando a São Jorge. Na canção, os Jorges dizem que o santo ajuda a todos brasileiros. “Tem fé que Jorge é de ajudar/ A todo Brasileiro, Brasileiro guerreiro/ Eu sou cavaleiro da flor/ São Jorge protetor, protetor, protetor/ São Jorge protetor, protetor, protetor”, cantam.

Continua depois da publicidade

  • Jorge da Capadócia – Racionais MC’s 

O ecletismo de São Jorge por entre os artistas pode ser visto com o grupo Racionais MC’s com a música Jorge da Capadócia, a mesma letra composta por Jorge Ben Jor.

  • Medalha de São Jorge – Maria Bethânia

“Fica ao meu lado São Jorge guerreiro/ Com tuas armas, teu perfil obstinado/ Me guarde em ti meu santo padroeiro/ Me leva ao céu em tua montaria/ Numa visita a lua cheia/ Que é a medalha da Virgem Maria”. Maria Bethânia praticamente não canta, mas faz uma profunda oração a São Jorge onde pede por proteção e companhia.

  • Domingo 23 – Jorge Ben Jor

Esta é mais uma das homenagens do devoto Jorge Ben Jor para São Jorge. “Domingo 23, Domingo 23/ É dia de Jorge/ É dia dele passear/Dele passear No seu cavalo branco…”