Localizada na Serra Catarinense a uma altitude média de 1.360 metros, a cidade de São Joaquim é um destino turístico encantador principalmente por conta do clima frio, as vinícolas, a produção de maçãs e a rica gastronomia. Situado em uma região montanhosa, com paisagens de campos, vales e florestas de araucárias, o município oferece diversas atrações que encantam visitantes de todas as idades, especialmente durante o inverno.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A economia agrícola tem como destaque a produção de maçãs, sendo uma das principais do país. A Festa Nacional da Maçã, que neste ano acontece de 6 a 8 de setembro, é um dos eventos culturais mais importantes do município. No entanto, com a produção de vinhos de altitude, a cidade vem ganhando destaque com a vinicultura.
SC terá nova capital nos próximos dias, anuncia governador Jorginho Mello
A cultura de São Joaquim é marcada pela influência dos imigrantes japoneses e europeus, principalmente italianos e alemães. Ela é visível na arquitetura, nas festas tradicionais, na gastronomia e nos costumes locais.
Continua depois da publicidade
Mas é com o inverno e as baixíssimas temperaturas que São Joaquim se destaca e atrai muitos turistas em busca que vem em busca do frio intenso e, ocasionalmente, da neve. A cidade é uma das poucas no Brasil onde o fenômeno é relativamente comum, proporcionando um clima único e favorecendo o turismo de inverno.
Confira fotos aéreas de São Joaquim
Culinária também é destaque
A culinária de São Joaquim merece destaque ao juntar as tradições europeias com ingredientes locais. No cardápio, pratos feitos à base de pinhão, truta (peixe típico da região), queijos e embutidos artesanais, muitas vezes servidos em harmonização com vinhos, além de pratos à base de maçã, como tortas, strudels e compotas.
A cidade também é um destino que encanta pela diversidade de atrações e experiências. Seja para degustar vinhos finos, apreciar a culinária local, participar de festividades ou curtir o inverno rigoroso, o município oferece algo especial para cada visitante, tornando-se um local imperdível na Serra catarinense.
Continua depois da publicidade
No roteiro de pontos turísticos destacam-se o Parque Nacional de São Joaquim, um local ideal para o ecoturismo com trilhas, cachoeiras e uma flora e fauna ricas.
Outra atração é a Igreja Matriz de São Joaquim, um marco arquitetônico e histórico da cidade, totalmente construída em pedra basalto. Sua construção teve início em 1918 e as pedras foram transportadas em carros de boi dos morros próximos à cidade.
Outro local é o Mirante dos Pinheiros, que oferece uma vista espetacular das paisagens da Serra. Ele fica bem na entrada da cidade, as margens da rodovia SC-114. É uma plataforma de onde se pode vislumbrar a bela mata de araucárias de um ângulo mais elevado.
Em relação aos vinhos, São Joaquim se destaca pelas vinícolas de altitude, entre elas estão a Villa Francioni, Vinícola Pericó, a Leone di Venezia, o Vinhedos do Monte Agudo, a Dalture, entre outras que proporcionarão aos turistas uma verdadeira experiência enogastronômica inesquecível.
Continua depois da publicidade
As vinícolas de São Joaquim oferecem aos visitantes a oportunidade de conhecer o processo de produção do vinho, participar de degustações e apreciar as belas paisagens dos vinhedos.
Leia mais
Com a chegada do inverno, Urubici prepara roteiro de turismo na Serra catarinense
FOTOS: Estação Inverno abre alta temporada de turismo na Serra Catarinense