As comunidades de Caminhos da Neve e Vale do Postinho, em São Joaquim, na Serra Catarinense, amanheceram com registro de geada nesta terça-feira (8). O fenômeno foi registrado nessas localidades porque elas ficam em uma área de baixada, onde as temperaturas podem ficar até 5ºC mais baixas do que em outras regiões da cidade.
Continua depois da publicidade
De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, da Central NSC de Meteorologia, como o ar frio é mais denso que o ar quente, ele acaba se depositando em locais que têm a altitude levemente menor. Por esse motivo, esses pontos podem apresentar fenômenos climáticos como a geada.
— A maioria das pessoas não viu isso acontecendo — afirma.
Puchalski diz que, em média, as temperaturas em São Joaquim amanheceram na casa de 9°C. Nessa condição, não há possibilidade de se observar a geada, salvo nessas localidades muito específicas.
Ainda segundo Puchalski, o clima em Santa Catarina não está sob a influência de nenhuma massa de ar frio. Conforme a Epagri/Ciram, as menores temperaturas da região serrana catarinense foram registradas em Bom Jardim da Serra, onde os termômetros amanheceram marcando 4°C. Em Urupema, as temperaturas chegaram a 9°C e, em Lages, 13°C.
Continua depois da publicidade