Nesta sexta-feira, 23, a Serra catarinense recebe mais um atrativo para o turismo e uma mudança positiva para as pessoas que vivem em São Joaquim. O centro da cidade foi revitalizado pelo governo do Estado com recursos do programa Pacto por Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
As calçadas largas priorizam os pedestres, para que vejam as vitrines das lojas, o pavimento em paver sugere que os carros passem em velocidade baixa. Com a infraestrutura pronta, agora é preciso tornar os espaços públicos mais agradáveis.
Uma ideia é incentivar os comerciantes a reformularem as fachadas das lojas por meio de isenção de IPTU por um ano. A Câmara dos Vereadores poderia propor projeto que autorize a utilização das calçadas para bares e restaurantes, transformando as ruas em espaços de convivência e lazer.
Para comemorar a revitalização do centro, a Agência de Desenvolvimento Regional, a Prefeitura de São Joaquim e o Sesc organizam o Inverno no Boulevard até domingo, com atividades promovidas pelo Sesc. Entre as atrações, estão jogos de mesa, desafios cognitivos, mini esportes, jogos, brinquedos cooperativos, oficinas e atividades na Praça Cesário Amarante. Mateada, aula de pintura, passeio ciclístico e aula de dança também estão programados. Outra opção de lazer é a exposição fotográfica Olhares sobre São Joaquim, na Casa do Turista. Além de apreciar as fotos, uma boa caminhada na região vai ajudar a esquentar o fim de semana.
A obra de restauração da travessia urbana de São Joaquim tem impactos não só no dia a dia do município, mas também na identidade territorial que estamos construindo em uma das regiões mais belas do mundo. A serra de Santa Catarina deve ser pensada como um território único, cujas cidades estão integradas, desenvolvendo os potenciais econômicos e turísticos.
Continua depois da publicidade
Quem visita São Joaquim deve ser estimulado a conhecer Urubici, Lages, Urupema, Bom Jardim da Serra, Rio Rufino e assim por diante. Cada um desses locais tem uma paisagem diferente, um prato típico, uma bebida, um jeito de receber os turistas. É com essa diversidade que conquistamos gente do mundo inteiro.
*Murilo Flores é Secretário de Estado do Planejamento
Concorda com o autor? Quer publicar um artigo sobre o tema ou assunto correlato? Participe do Vozes!