O inverno aparece todos os anos, mas o turismo da estação, em SC, ainda busca profissionalização. Apesar de já ter movimento, precisa de qualificação. Só em São Joaquim, 100 mil pessoas do país inteiro procuram por neve a cada inverno, passam pelo Morro da Igreja, em Urubici, e pela Pedra Furada, em Bom Jardim da Serra, pontos turísticos do Parque Nacional de São Joaquim, o oitavo mais visitado do país.

Continua depois da publicidade

A Serra catarinense conta com cerca de 200 estabelecimentos entre restaurantes, pousadas, hotéis fazenda e hotéis urbanos, num total de 4 mil leitos. Somente em Urubici, cidade de 11 mil habitantes, são 50 estabelecimentos e 1,5 mil leitos para turistas.

– Temos muitos atrativos naturais, mas ainda não estamos organizados para receber os turistas – revela Roseli Terezinha Vieira, presidente da Associação das Pousadas e Hotéis de Urubici (Pouserra).

– O turista quer passear e também gastar – reforça Rômulo Haberbeck de Oliveira, presidente do Convention e Visitors Bureau.

Continua depois da publicidade

Legenda: O Morro da Igreja, em Urubici, recebe cerca de 100 mil visitantes e turistas todos os anos em busca do frio, da neve e das belas paisagens