Localizada na serra catarinense, São Joaquim se destaca como um refúgio de belezas naturais e sabores únicos. Na cidade, são cultivadas uvas em altitudes elevadas e são desenvolvidos vinhos premiados que conquistam paladares exigentes.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho
Vamos convidar você a embarcar em uma jornada por São Joaquim, desvendando os encantos que a tornam um destino inesquecível.
Qual a relação de São Joaquim com a produção de vinhos catarinenses?
São Joaquim é uma das cidades catarinenses que se destacam na produção de vinhos de altitude. Isso acontece devido a questões geográficas, pois o município está em uma região com altitude acima de 1.000 metros e conta com o clima ameno.
Continua depois da publicidade
Essas condições climáticas, somadas, favorecem a produção de bebidas com alta acidez e com bom frescor. Por essas razões, os vinhos têm agradado paladares exigentes e proporcionado experiências sensoriais diferenciadas para um vasto público.
Os Vinhos de Altitude catarinenses, incluindo os produzidos em São Joaquim, receberam o Selo de Indicação Geográfica. Essa certificação foi concedida, em 2021, pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e ela demonstra a qualidade da bebida.
Vale ressaltar ainda que São Joaquim é conhecida por abrigar vinícolas premiadas. As técnicas de cultivo têm influência da cultura italiana e utilizam castas de uvas provenientes da Itália. Além disso, a produção da bebida é tradicional e de continuidade familiar na região.
Leia também
Vinhos catarinenses premiados: entenda as características da produção vinícola de SC
Vinhos de altitude: o que são e quais as principais características?