São João do Itaperiú recebeu milhares de visitantes durante o evento em homenagem ao padroeiro da cidade, São João Batista, no último fim de semana. Segundo o prefeito da cidade, Clézio José Fortunato, pelo menos 17 mil pessoas visitaram o local durante os três dias do evento que começou na sexta-feira (21), número que representa pouco mais de quatros vezes o total de habitantes da cidade, com quatro mil moradores. Já de acordo com a Polícia Militar, pelo menos 30 mil pessoas prestigiaram o evento, o que representa pouco mais de sete vezes a mais.
Continua depois da publicidade
Dentre as atrações, o público pôde conferir os shows regionais, além de aproveitar a gastronomia local, exposições agrícolas, sorteio de um terreno avaliado em 50 mil reais, parque de diversões, novenas religiosas, além do show pirotécnico durante a queima da tradicional fogueira que, este ano, contou com 33 metros de altura e pôde ser prestigiada na segunda noite do evento.
Teve até quem aproveitou para comemorar o aniversário com a família. Foi o caso da atendente Aline Isabel Francisco, que completa 29 anos neste domingo (23). A moradora de Barra Velha decidiu aproveitar o dia ensolarado no evento e, para ela e para a irmã, a festa melhora a cada ano.
– Nós temos o costume de acompanhar todos os anos. O evento é muito legal, sempre reúne muita gente – diz a irmã Ana Letícia Francisco.

Para a vendedora Ediléia dos Santos, além do ponto alto da festa, que foi a queima da fogueira, o movimento também foi evidente. Ediléia não perde uma edição.
Continua depois da publicidade
– É muito bom. O evento chama mais turistas para a cidade, né? Ajuda a cidade a crescer – comenta.
Segundo o prefeito da cidade, esse é um momento único para a cidade e, no ano que vem, a festa promete mais.
– Tudo colaborou neste ano. O tempo ficou muito bom, o show pirotécnico foi incrível e sempre é diferente todos os anos. Sem contar que, no ano que vem, a fogueira vai ter 35 metros de altura – projeta.
Algumas famílias também aproveitaram o dia de folga para prestigiar o evento. Foi o caso dos joinvilenses Claudemir Pereira, Maria Pereira, Douglas Manoel e Ana Maria Garcia. Os familiares pesquisaram ao longo da semana e decidiram aproveitar o restinho do feriado em São João do Itaperiú.
Continua depois da publicidade
– Eu já vim em outros anos e, nesse, a festa está bem mais movimentada – diz Douglas.
Sobre o dia de São João
O dia de São João é comemorado em 24 de junho e festas ocorrem em diversas localidades catarinenses.
São João é conhecido como o Santo Festeiro e as festas juninas marcam a data com danças e pratos típicos. Alguns símbolos bastante conhecidos nessas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão, entre outros.
Leia mais notícias de Joinville e região.