São João Batista vive uma quinta-feira (1º) de aflição. O município que fica distante cerca de 80 quilômetros de Florianópolis tem bairros “embaixo d’água“, com alagamentos que deixam expostos apenas alguns telhados. O resgate dos afetados é feito com ajuda de botes, barcos e helicópteros. Um vídeo mostra que alguns dos socorridos precisaram nadar até a aeronave para conseguir sair do meio da água. 

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias de Florianópolis no WhatsApp

Acompanhe a situação das chuvas em Florianópolis em tempo real

A chuva encheu o Rio Tijucas elevando o nível a 9 metros acima da medida considerada normal. Essa enchente, segundo a prefeitura, pode ser a pior da história da cidade que tem cerca de 39 mil habitantes. 

Continua depois da publicidade

Com alta demanda por socorro, a prefeitura informou pelas redes sociais que não tem capacidade para atender todos os atingidos no tempo adequado. Equipes de outros municípios se deslocam para ajudar no socorro. 

Pelo menos cinco abrigos estão operando para atender a demanda de quem teve a casa tomada pela água. A prefeitura quer abrir mais espaços nas próximas horas para poder ajudar um número maior de pessoas. 

Para evitar mais transtornos e evitar deslocamentos, as aulas em São João Batista foram suspensas nesta quinta-feira (1º). As repartições públicas tiveram o atendimento suspenso para que as equipes pudessem focar no socorro às vítimas do que a comunicação da prefeitura já chamou de tragédia. 

Continua depois da publicidade

Quem precisa de atendimento médico no município também deve ter atenção. Com a inundação da cidade, nenhum dos postos de saúde funciona nesta quinta. Atendimentos de emergência e urgência foram todos concentrados no Hospital Monsenhor José Locks.

Veja vídeo do resgate em São João Batista

Leia também

Preocupado em preservar vidas, diz prefeito de Florianópolis diante de caos causado por chuva

Quinta-feira terá chuva forte e temporais em SC; confira a previsão do tempo

Chuva causa morte, bloqueia rodovias, suspende aulas e causa estragos em SC