São João Batista, na Grande Florianópolis, decretou situação de calamidade pública após ser atingida por uma nova enchente, com o Rio Tijucas atingindo 8,04 metros às 0h15min deste sábado (18). A cheia é o segundo evento climático extremo que o município enfrenta nesta semana. Na terça-feira (14), um forte vendaval, acompanhado de granizo, causou estragos na cidade.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A enchente já deixou ao menos 285 pessoas desabrigadas e 800 desalojadas. Trata-se da segunda maior registrada na cidade desde 2011, atrás apenas da de dezembro de 2022.

Além da cheia, na terça-feira, um forte vendaval, acompanhado de granizo resultou no destelhamento de 63 residências e duas empresas do ramo madeireiro no interior do município, além de grandes prejuízos ao setor agrícola. A situação já havia levado à decretação de estado de emergência nas localidades afetadas pelos ventos.

Estragos em São João Batista

Conforme levantamento preliminar da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, foram registrados danos nos prédios que sediam o CRAS, a Unidade Básica de Saúde do Jardim São Paulo e o Corpo de Bombeiros, assim como em vias públicas e na rede de drenagem.

Continua depois da publicidade

Uma ponte na SC-108, no distrito de Tigipió, está com trânsito em meia pista devido à erosão verificada em uma das cabeceiras. Também foi interditada uma ponte provisória na localidade de Arataca.

O sistema de fornecimento de água ficou temporariamente interrompido e os estragos na agricultura foram ampliados. Os impactos, no entanto, ainda estão sendo levantados.

Três abrigos provisórios foram abertos pela prefeitura para atender às famílias desabrigadas. Cerca de 350 de residências foram afetadas, sendo a maior parte nos bairros Tajuba I, Tajuba II, Ribanceira do Sul e Centro.

Mais de 45 ocorrências de resgate e salvamento foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar. Também foram registrados deslizamentos de pequeno porte. Não há, até o momento, registro de vítimas em decorrência da enchente.

Continua depois da publicidade

Leia também

Sexta onda de chuvas em SC tem prazo para acabar, mas alerta para enchentes continua

Rio do Sul registra segunda maior enchente da história com rio em 13 metros

Ambulâncias com pacientes ficam presas em alagamento na BR-282 em SC