Um projeto de trabalho de base do São Francisco Futsal atende gratuitamente mais de 600 crianças, entre sete a dezessete anos, com a prática do esporte em São Francisco do Sul, no litoral Norte de Santa Catarina. Nos planos futuros do clube, que possui uma equipe profissional na elite do estadual, está um projeto olímpico com novas modalidades.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Criado em setembro de 2016 como uma associação sem fins lucrativos e com o objetivo de ensinar o futsal, o projeto também ocupa as crianças e jovens no período de contraturno escolar.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

De acordo com o presidente do clube, Maikon Jeferson, o São Francisco oferece uma chance aos mais jovens de desenvolver aspectos positivos, tanto físicos como psicológicos.

Continua depois da publicidade

— O projeto, por meio do esporte, desenvolve o espírito de equipe e o respeito aos limites, tanto de si quanto dos outros, aceitando as diferenças e entendendo os seus semelhantes. É dar oportunidade aos jovens de se formarem na parte intelectual para o mercado de trabalho e o fomento ao interesse da população pela prática habitual de esportes — disse.

Atualmente, o clube tem, nas escolinhas de iniciação, do sub-7 ao sub-17 em seis pólos, espalhados pelos bairros de São Francisco do Sul, com mais de 600 crianças em atendimento, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes.

— Acredito que o mais significativo dos resultados seja a participação das crianças e jovens. Oportunizar sem cobrança de valor algum, integrando todas as classes sociais da cidade — revela o presidente.

No próximo ano, o São Francisco Futsal deve criar mais três escolinhas pela cidade, para captar mais jovens e disputar competições.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do projeto com as crianças do São Francisco Futsal

Títulos para engrandecer ainda mais o projeto

Como forma de atrair mais crianças para o projeto, o São Francisco Futsal criou a equipe adulta em 2017, que logo rendeu frutos. Em 2018, sagrou-se campeão da Copa Santa Catarina e bicampeão em 2019.

— Essa conquista trouxe maior visibilidade ao esporte em nossa cidade e levou o nome de São Francisco do Sul ao cenário esportivo nacional. Com o time adulto, os atletas da base tem em quem se inspirar, acompanhar de perto e assim seguir com o sonho de um dia jogar no profissional e representar a cidade — disse Maikon.

Neste ano, o clube disputou o Campeonato Catarinense Série Ouro e foi eliminado na fase de grupos.

Uma inspiração dentro de quadra

Em 2023, o São Francisco Futsal retomou a equipe sub-20, que após 25 anos, volta a disputar o Campeonato Catarinense da categoria. Neste cenário, o francisquense goleiro João Pedro Dias de França, revelado pelo clube, foi chamado para retomar as atividades da categoria e continuar o projeto.

Continua depois da publicidade

Hoje aos 19 anos, chegou no clube aos 12, para treinamentos, enquanto revezava com outra equipe em Jaraguá do Sul. Em 2018, voltou para o projeto e fez parte do elenco profissional vice-campeão da Recopa Catarinense, jogando até 2021 na cidade.

Com passagens por Criciúma, JEC Futsal e Pato Futsal, retornou ao clube de São Francisco do Sul neste ano, para ajudar a dar continuidade nas categorias de base.

— Para mim, é uma honra voltar ao projeto que me revelou e poder retribuir e ajudar a colocar São Francisco do Sul no lugar mais alto possível. Passar o conhecimento aos jovens é gratificante — disse João Pedro.

João Pedro Dias de França, goleiro do sub-20 do São Francisco Futsal (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Projeto olímpico em 2024

Para o próximo ano, o São Francisco tem planos de abranger mais bairros da cidade e também criar o time de futsal feminino. Além disso, pretende realizar peneiras para as categorias de base em outras cidades da região Norte.

Continua depois da publicidade

Junto do futsal, o clube pretende, já em 2024, incluir outras modalidades nas escolinhas, como vôlei, basquete, karatê, judô, natação e ginástica artística.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

JEC quer implantar biometria facial na Arena Joinville a custo de meio milhão em 2024

VÍDEO: Ponte do Trabalhador é alvo de seguidos furtos e fica às escuras em Joinville

VÍDEO: Carreta com transformador de 25 toneladas perde os freios e escapa de acidente na BR-376

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC