A partir desta terça-feira (30), será proibida a permanência de pessoas em praias, calçadões e demais espaços públicos de uso coletivo em São Francisco do Sul. A cidade do Litoral Norte de Santa Catarina publicou o decreto nº 3.379, relacionado ao enfrentamento ao novo coronavírus na cidade. As medidas têm tempo indeterminado e, quem descumpri-las, estará sujeito às infrações do Código Penal, conforme previsto nos artigos 268 e 330.
Continua depois da publicidade
Joinville tem mais duas mortes e chega a mais 1,6 mil casos confirmados de coronavírus
A cidade segue o exemplo de outros municípios, como Joinville e Florianópolis, onde foram decretadas medidas mais restritivas para garantir a prevenção ao novo coronavírus. São Francisco do Sul tem 79 casos confirmados da doença e registrou três mortes. Nesta semana, o pesquisar Lúcio Mattei analisou que Joinville seria o novo epicentro da doença no Estado e que, consequentemente, toda a microrregião seria afetada.
Entre os demais itens, o decreto de São Francisco do Sul também traz, novamente, a obrigatoriedade do uso de máscaras de toda a população em espaços públicos e de uso comum. Também suspende a colocação de mesas e cadeiras nos passeios públicos do município, ou seja, nos calçadões.
Bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos relacionados deverão funcionar com atendimento limitado a 50% da capacidade total, com exceção dos serviços de tele entrega e retirada no local. A lotação de veículos de transporte coletivo (ônibus, micro-ônibus etc), também deve ser limitada a 50% da capacidade. Os agentes públicos, encarregados da fiscalização das medidas de controle poderão solicitar, sempre que necessário, o apoio da Polícia Militar para garantir o cumprimento da legislação.
Continua depois da publicidade
O vice-prefeito de São Francisco do Sul e coordenador do Comitê de Gestão de Crise da Covid-19, Walmor Berretta Júnior, salientou a importância do cumprimento do decreto e da cooperação da população.
— Seguimos enfrentando, dia após dia, a pandemia do coronavírus. Estamos analisando os dados e buscando fazer o melhor. Nos reunimos semanalmente para discutir e avaliar. Agora, contamos novamente com a colaboração da população para que tenhamos sucesso na prevenção e diminuição dos casos de Covid-19 no município — afirma.